“Nossa missão é contribuir para a preservação da vida”, diz coordenadora de campanhas educativas do Detran-SC

Ansiedade, depressão e transtornos são potencializados pelo estresse nas ruas e rodovias que cortam Santa Catarina. Casos extremos culminam em violência, e alguns deles, infelizmente, são fatais. Órgãos oficiais de trânsito trabalham para mudar esse cenário, promovendo ações para preservar a vida e a segurança no trânsito.

Procurada pela reportagem, Sterlei Miriam Senger, da Coordenadoria de Campanhas Educativas do Departamento Estadual e Trânsito (Detran) de SC, fala sobre o tema. Confira na entrevista a seguir:

O que um órgão como o Detran pode fazer para melhorar a condição do motorista catarinense?

De uma forma ampla, nossa missão é contribuir para a preservação da vida promovendo ações que garantam a segurança no trânsito. Sabemos que manter a paz no trânsito, manter a paciência em determinadas situações é tudo o que precisamos fazer afim de evitar conflitos. Atitudes inadequadas dos condutores geram, na maioria dos casos, transtornos, disputas, discussões e brigas. Não existe receita mágica: respeitar as leis de trânsito, pois elas foram elaboradas com base em muitas pesquisas e análises de especialistas, sempre com a finalidade de prevenção da vida.  

Muitos motoristas se declaram estressados ou ansiosos pelo trânsito, especialmente pelo tempo que perdem nas filas e engarrafamentos. Há diferença desse sentimento entre o motorista profissional (ambulância, transporte de cargas, condutores de ônibus) e o motorista comum? 

Sim, existe uma diferença comportamental em cada um dos casos. O motorista profissional, aquele que exerce uma atividade remunerada relacionada à condução de veículos, está em uma condição que o coloca numa situação mais intensa de estresse, pois está sujeito a um tempo bem maior de contato com todas as situações desgastantes provocadas pelo trânsito, seja no ambiente das vias urbanas ou no trânsito das rodovias. Já aquele a quem chamamos de motorista comum, está em contato com as situações no trânsito apenas pelo período de deslocamento da residência até o ambiente de trabalho ou para escolas, universidades, comércio. 

Em Florianópolis, especialmente, tem muito carro na rua. 

Sim, Percebemos que o estresse gerado pelas condições de trânsito se agravam a cada dia em razão do grande número de veículos que entram em circulação anualmente, para os quais as vias não estão preparadas para atender. Além disso, em muitos casos, opta-se pelo transporte individual/familiar em detrimento ao transporte coletivo, seja porque o coletivo não atende às necessidades de deslocamento ou ainda por apresentar condições pouco razoáveis de conforto e agilidade para que se torne a melhor escolha. 

A educação no trânsito tem avançado nos últimos tempos. Isso se reflete em campanhas de órgãos fiscalizadores, como polícias. Ainda assim, acidentes e muitas infrações acontecem. O Detran-SC tem planejado alguma campanha para tornar o motorista melhor educado? 

O Detran de Santa Catarina encerrou o ano de 2019 com desafios e muitas conquistas com a nova gestão, com evolução, autonomia, modernização, economia e digitalização dos principais serviços oferecidos ao cidadão. Nessa evolução, o Detran-SC deixou a Secretaria de Segurança Pública e passou a ser um órgão independente, ligado diretamente ao gabinete da chefia do Executivo, através da Lei Complementar nº 741, de 12 de junho de 2019. 

Quais são as metas? 

Para 2020, a equipe tem muitas metas, como o aprimoramento dos serviços e a promoção de campanhas educativas para o trânsito, sendo que algumas campanhas serão promovidas de forma independente pelo órgão e outras em conjunto com os órgãos de trânsito nacional, como Denatran e Observatório Nacional de Segurança Viária. Buscaremos realizar ações educativas e de conscientização em parceria com os órgãos de fiscalização nas esferas federal, estadual e com os departamentos municipais de trânsito. Todas voltadas no sentido de promover a melhoria do trânsito catarinense. 

Como está o projeto da Escola Pública de Trânsito do Detran de Santa Catarina? 

A Escola Pública de Trânsito destina-se à promoção de cursos, ações e projetos educativos voltados para o exercício da cidadania no trânsito. Ela está prevista no CTB (Código de Trânsito Brasileiro), mas em virtude do atual quadro de efetivos do Detran-SC, o qual possui apenas 47 servidores efetivos, torna-se inviável a criação. 

Isso significa que Santa Catarina ficará sem o serviço? 

Não. No processo de modernização e serviços que serão oferecidos pelo Detran-SC, está prevista a criação da Escola Pública de Trânsito. A fundação e manutenção da escola implicará na contratação de profissionais técnicos, que farão parte do quadro efetivo do órgão, os quais são necessários para a realização das atividades de uma escola.

Fonte: NSC DC - Por Ângela Bastos