Notícias - Janeiro de 2009

1

Aumenta o uso do seguro obrigatório

No ano passado as indenizaçõespara acidentes de trânsito aumentaram cerca de 17%, em comparação com 2007.

Setor tenta conseguir isenção de impostos para o microsseguro

O mercado segurador luta para conseguir isenção de impostos ainda este ano para colocar em prática o microsseguro, produto de baixo valor destinado as classes C e D.

Seguro viagem por R$10

A Travel Ace criou uma nova marca de assistência de viagem, a My Assistance, com o perfil low cost (baixo custo).

Mais duas resseguradoras cadastradas

A Susep cadastrou mais duas resseguradoras para atuarem no mercado brasileiro.

Mais uma resseguradora eventual inicia operação no mercado brasileiro

Mais uma resseguradora eventual pode iniciar as operações no mercado brasileiro.

Retomada das vendas de veículos anima seguradores

Uma boa notícia para as seguradoras e corretores de seguros.

FMI prevê desempenho da economia brasileira acima da média mundial

Relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI), divulgado hoje, prevê que a economia brasileira terá este ano um desempenho melhor que o restante do mundo, podendo crescer 1,8%.

Susep altera prazo para recadastramento de corretores de seguros

A edição de hoje do Diário Oficial da União publica a Circular 383/09 da Superintendência de Seguros Privados (Susep), que altera o prazo para o recadastramento das empresas corretoras de seguros.

Proposta cria seguro para atropelamento de animais

A Câmara analisa o Projeto de Lei 4389/08, do deputado Ricardo Tripoli (PSDB-SP), que obriga o proprietário de veículo automotor a contratar seguro de responsabilidade civil para o caso de atropelamento de animais domésticos.

Qual o impacto da taxa Selic nos planos de previdência?

Recentemente, o Banco Central anunciou redução de um ponto percentual na Selic, a taxa básica de juro.

IBDS lança revista de direito do seguro

O Instituto Brasileiro de Direito do Seguro (IBDS) lança dia 29/1 a Revista Brasileira de Direito do Seguro e da Responsabilidade Civil.

Seguro para caminhão é uma boa alternativa para quem vive nas estradas

Todo bom caminhoneiro precisa estar tranquilo ao pegar a estrada.

Fundos de previdência ganham novo plano de contas para 2010

O Conselho de Gestão de Previdência Complementar (CGPC) aprovou noinício desta semana, a resolução que define o novo Plano de Contas para asentidades fechadas de previdência complementar (EFPC).

Com método Venda Evolutiva, corretores de seguros não têm crise

Para os corretores de seguros que bem aplicarem as técnicas aprendidas com o método Venda Evolutiva, criado pelo colega Alexandre Milanez Camillo e transmitido através de treinamentos, dicas enviadas por e-mail e o livro Venda Evolutiva – 25 Dicas Práticas para o Dia-a-Dia do Corretor de Seguros, este ano de 2009 será promissório, longe de crise financeira.

Seguradoras impulsionam ganhos na Europa

Acentuando os ganhos iniciais, os principais mercados europeus encerraram a negociar em terreno positivo – AEX (+5,87%), CAC (+3,73%), DAX (+3,54%).

Enquanto uns recuam, outros investem em plena crise

Como afirmam alguns especialistas, a crise fez com que o ano de 2009 se transformasse em um período de cautela e organização.

Evento em SP discute gestão de riscos na contratação de seguros após crise mundial

Reunir executivos de seguradoras, corretoras, clientes e resseguradoras para discutir a gestão de riscos na contratação de seguros é a proposta da conferência que a IBC promove em São Paulo, no final de março.

Funenseg abre seleção para curso de Administração com Ênfase em Seguros e Previdência

A Escola Nacional de Seguros marcou um novo processo seletivo para o Curso de Administração com Ênfase em Seguros e Previdência.

Árbitro poderá ter direito a seguro de vida e de acidentes pessoais

A Câmara analisa o Projeto de Lei 4317/08, do deputado Silvio Torres (PSDB-SP), que garante aos árbitros e seus auxiliares seguro de vida e de acidentes pessoais.

Procura por seguro agrícola cresce 1.493% em janeiro

Os reflexos da estiagem e da quebra da Safra de Verão no Paraná, levaram mais de 7 mil agricultores paranaenses a acionarem o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro).

Funenseg amplia curso para formar corretores

Neste semestre, o número de cidades que vão dispor de cursos de habilitação de corretores de seguro é recorde.

Qual é o perfil do investidor de previdência privada no Brasil?

Quem são e o que buscam as pessoas que optam por um plano de previdência?Proteção? Renda complementar? Recursos para a educação dos filhos? Na avaliação do líder de investimentos da Mercer, consultoria especializadaem Recursos Humanos, investimentos e soluções em administração deprevidência privada, Lauro Araújo, grande parte dos brasileiros queaderiram aos planos de previdência complementar pertence à classe média epossui bom nível de escolaridade.

FIPECAFI discute tendências para o mercado de seguros em Workshop Internacional

O Workshop Internacional: Solvência e Supervisão Baseada em Risco, promovido pela FIPECAFI (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras), no dia 08 de janeiro de 2009, em São Paulo (SP), contou com a presença de renomados professores e pesquisadores.

Parentes pretendem ir à Justiça pedir indenização

Além da Renascer, inquérito vai apontar se empresas que fizeram obras e Prefeitura podem ser processadas Parentes de vítimas fatais e feridos no desabamento do teto da Igreja Renascer em Cristo, no Cambuci, pretendem ir à Justiça pedir indenização por danos causados pela tragédia.

Em Portugal, mais de 3700 empresas recorrem a seguros de crédito

Mais de 3700 empresas utilizam hoje seguros de crédito como instrumento de gestão do risco de negócio, minimizando o risco de pagamento dos bens ou serviços por elas fornecidos.

Recadastramento começa em fevereiro

O recadastramento das empresas corretores (pessoa jurídica) começa no dia 1º de fevereiro, e é gratuito até o final do prazo, que termina em 31 de julho.

Demanda por seguro reflete mercado mais desenvolvido

De um lado, o regulador, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), tem destacado cada vez a responsabilidade individual dos administradores em inquéritos e julgamentos e, do outro, o investidor tambem está ampliando as cobranças.

A importância do seguro

  Depois das chuvas que castigaram Santa Catarina e Minas Gerais, um outro acontecimento com graves conseqüencias aconteceu neste último final de semana.

Agilidade das transações

A Sterling Commerce, alinhada às necessidades dos clientes da área de seguros/resseguros no Brasil, customizou as soluções de integração para o setor, lançando o Insurance & Reinsurance B2B Broker.

Seguro para passageiros de avião vai ficar mais caro

A partir de fevereiro, entra em vigor a nova exigência da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para o aumento do valor do seguro de Responsabilidade do Explorador ou Transporte Aéreo (RETA).

Regulamentada a portabilidade de carências em planos de saúde

Regulamentada a portabilidade de carências em planos de saúde 15/01/2009 | 12:38 Foi publicada, no Diário Oficial da União, a Resolução Normativa nº 186/09 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que regulamenta a portabilidade de carências para os planos privados de assistência à saúde individuais e familiares contratados após 1º de janeiro de 1999 ou adaptados à Lei n.

Estudo da Swiss Re a ser lançado este ano mostra números das catástrofes de 2008

Estudo da Swiss Re a ser lançado este ano mostra números das catástrofes de 2008 15/01/2009 | 15:27   Uma prévia do estudo anual a ser lançado pela Swiss Re, a respeito das perdas causadas por catástrofes (naturais e causadas pelo homem), mostra que mais de 238 mil pessoas morreram devido a tais tragédias no ano passado.

Seminário sobre Controles Internos reúne mercado segurador em São Paulo em fevereiro

Seminário sobre Controles Internos reúne mercado segurador em São Paulo em fevereiro 15/01/2009 | 16:46 As empresas associadas às quatro federações do mercado segurador (FenaCap, FenaSaúde, FenaPrevi e FenSeg) terão um desconto de 25% nos preços das inscrições para o seminário "Como implementar Controles Internos em empresas do setor de seguros", no dia 16 de fevereiro, em São Paulo.

Bittar é o novo presidente da Fenacor

Bittar é o novo presidente da Fenacor  Data: 16.

Inflação medida pelo IGP-M fecha o ano em alta de 9,81%, a maior desde 2004

  Inflação medida pelo IGP-M fecha o ano em alta de 9,81%, a maior desde 2004 O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), usado como indicador de reajustes de aluguel e das tarifas de energia, fechou o ano com alta de 9,81%, superior à taxa apurada em 2007 (de 7,75%).

Mercado inicia ano com 48 companhias

  São Paulo, Janeiro de 2009 - Depois de quase 70 anos de monopólio do governo, o mercado de resseguros aberto a empresas privadas começa 2009 com a marca de 48 companhias ratificadas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) para concorrer entre si e com o IRB-Brasil Re, estatal criada por Getúlio Vargas em 1939 para garantir maior capacidade à atividade seguradora do País.

1