“É um mundo totalmente novo e quem é empreendedor adora isso”

Na última quarta-feira, 27 de maio, a ENS promoveu mais uma live no Instagram, que abordou o tema “Empreendedorismo durante a crise”. Conduzido pela gerente de Estratégia, Inteligência, Comercial e Processos da Escola, Valeria Chaves, o encontro teve como convidado especial o professor da ENS e consultor de Desenvolvimento Humano e Organizacional na Lucrus Consultoria, Rodrigo Maia.

O docente iniciou afirmando que, independente da pandemia, empreender é sempre um desafio, e que o verdadeiro empreendedor vê nas dificuldades uma oportunidade para se desenvolver. “É possível trazer novas possibilidades de negócios pensando no que vem pela frente, como a chegada de novos seguros e novas regulamentações. É um mundo totalmente novo e quem é empreendedor adora isso”.

Maia deu dicas de como se diferenciar para quem está começando a empreender. “O empreendedorismo tem muito mais a ver com comportamento do que com técnica, porque a técnica pode ser obtida lendo um livro ou fazendo um curso, mas as competências comportamentais fazem parte apenas do desenvolvimento e dos desdobramentos dos conhecimentos buscados pela pessoa”.

Dentre essas competências, o consultor citou três como fundamentais. “A primeira é o senso de oportunidade, para ver o mercado como um todo e enxergar onde há chance de renovação de negócios, maneiras de mudar a experiência do cliente. A segunda é a resiliência, para ter capacidade de empreender sabendo que erros e dificuldades fazem parte do processo e não podem te parar. Por fim, é fundamental manter atualização constante, se aprofundar e planejar maneiras de colocar em prática tudo que será aprendido”.

Maia reconhece que empreender em tempos de crise é de fato mais delicado, devido a escassez de recursos, mas ressalta que há algumas alternativas. “Vemos uma possibilidade de linhas de crédito com taxas de juros, Selic e empréstimos mais baixos para empreender, então talvez seja uma oportunidade. É importante olhar o todo, ter uma visão sistêmica da coisa e não ficar esperando cair do céu. É preciso ter atitude, pois o mundo não vai parar”.

Ao responder dúvidas dos internautas, Maia disponibilizou um arquivo com Dez Dicas para Empreender Durante a Crise. Quem não teve oportunidade de acompanhar ao vivo pode assistir a essa e outras lives da ENS no perfil @oficial.ens no Instagram.

Marketing em Cenários de Mudança

A próxima live da ENS acontecerá na quarta-feira, 3 de junho, e terá como apresentadora a coordenadora de MBAs da Escola, Camila Braga. O convidado será o consultor em Estratégia e Finanças, Edson Muylaert, para debater “Marketing e Estratégia em Cenários de Mudança”.

A transmissão estará disponível no perfil @oficial.ens, a partir das 17h.


Fonte: ENS.