Linha do Tempo - 96 anos do SindsegSC: Forte presença na comunidade

O período serviu para melhorar a comunicação do Sindicato com seus associados e a sociedade como um todo. Além disso, o período trouxe mudanças importantes para o desenvolvimento do seguro no âmbito nacional. Entre as ações empreendidas, destacam-se:

1991 - Oficialização da filiação do SINDESESC à Fenaseg;

1992 - Fenaseg entrega “A carta de Brasília”. Documento institucional entregue ao Ministro da Fazenda, Marcílio Marques Moreira, por ocasião da posse da diretoria, em Brasília (Fonte: Fenaseg);

1993 - Eleição da nova diretoria triênio 1993/1996 e posse no dia 04 de outubro de 1993, no Bela Vista Country Club;

Quadro Diretivo Gestão 1993/1996
Presidente Ademir Francisco Donini
Vice-Presidentes:  Sérgio Passold, Orli Faggiani, Antenor Vasselai, Heinz Brüsque, Valdir Rosa Ferreira  e Vicente Lourival Nascimento
Tesoureiros: Orli Faggiani e Valdir Rosa Ferreira
Secretários: Antenor Vasselai e Heinz Brüsque
Diretores: Marcio Antonio Bressane, Zanelli Silveira Caldas, Lodi Maurino Sodré, Paulo Lückmann, Nelson Pereira da Silva e Dalvo Rau
Conselho Fiscal: Mário José Prudêncio, Jonas Ambrósio Jacinto e Mário Antônio Rosembrock Suplentes: Nelson Libardi, Luiz Dallagnolo e Ademir Fozzatti Affonso

1993 - (13 de julho):

Aquisição e inauguração da nova sede social: salas 1001, 1002 e 1003 do Edifício Catarinense, em Blumenau. (Inauguração da nova sede social do sindicato, 1993);

1994 - 1º Plano Setorial da Indústria de Seguros: O 1º Plano foi elaborado sob coordenação de Antônio Dias Leite e consultoria da McKinsey e Delphos (Fonte: Fenaseg);

1994 - Participação de representantes das seguradoras no Conselho de Administração do IRB (Fonte: Fenaseg);

1994 - Constituição da IAIS – International Association of Insurance Supervisiors (Fonte: Fenaseg);

1995 - SINDESESC obtém o registro sindical pelo Ministério do Trabalho;

1996 - Com apoio da Fenaseg, impressão e distribuição de 65 mil exemplares do Guia Seguros (encarte nos principais jornais do Estado);

1996 - Emenda constitucional extingue o monopólio do Resseguro: A emenda constitucional nº 13, de autoria do deputado federal Cunha Bueno, deu nova redação ao artigo 192 da Constituição Federal:“§ II: autorização e funcionamento dos estabelecimentos de seguro, resseguro, previdência e capitalização, bem como do órgão oficial fiscalizador”. A inclusão dos estabelecimentos de resseguro, que não constava no texto anterior e a exclusão de expressão “órgão oficial ressegurador”, firmaram a quebra do monopólio de resseguro até então vigente (Fonte: Fenaseg);

1996 - (14 de junho): Incêndio no Edifício Catarinense, XV de Novembro, Blumenau/SC, prédio onde se situa a sede do SindsegSC

1996 - Resolução do CNSP regulamenta o PGBL - Plano Gerador de Benefício Livre (ação Fenaseg);

1996 - Sindicato com apoio financeiro da Fenaseg fez a doação de 28 aparelhos de Etilômetro/Bafômetro à Polícia Rodoviária Federal, Estadual e aos Departamentos de Trânsito de algumas Prefeituras do Estado;

1996 - (13 de agosto): Eleições da Diretoria Efetiva e do Conselho Fiscal 10/Mar/1997, permanecendo na presidência Ademir Francisco Donini;

Quadro Diretivo Gestão 1996/1999
Presidente Ademir Francisco Donini
Vice-Presidentes: Sérgio Passold e Antenor Vasselai
Secretários: Antenor Vasselai e Marco Antonio Bressane
Tesoureiros: Heinz Brüsque e Valdir Rosa Ferreira
Diretores:  Jorge Bento da Silva, Alcides Carlos Guerra, Nelson Pereira da Silva, Mário José Prudêncio, Zanelli Silveira Caldas e Paulo Lückmann
Conselho Fiscal:  Jonas Ambrósio Jacinto, Nelson Libardi e Carlos Westphal Neto
Suplentes: Henrique Furtado Arruda, Francisco F.V. Montanari e Alexandre Rosário da Silva

Acompanhe as ações comemorativas pelos 96 anos do SindsegSC no portal de informações www.sindsegsc.org.br, newsletter Informe SindsegSC e Facebook.

Fonte: SindsegSC - Sindicato das Seguradoras.