Conexão Futuro Seguro: palestra incentiva corretor a se destacar no ‘novo normal’

Nesta semana, o ciclo de eventos virtuais Conexão Futuro Seguro (CFS) chegou aos estados de Sergipe, Santa Catarina, Amazonas, Roraima, Acre e Rondônia, somando um total de 450 participantes. Promovido pela Fenacor, ENS e Sincors, o programa leva a corretores de seguros (pessoas físicas e jurídicas), associados a cada sindicato organizador, palestras motivacionais e técnicas, informes sobre benefícios à categoria e acesso a novos produtos desenvolvidos pelas seguradoras patrocinadoras.

Um dos destaques da programação do CFS é a palestra “Reconectando com a nova ordem”, apresentada pelo professor da ENS e consultor de desenvolvimento humano e organizacional, Rodrigo Maia. “O futuro não é mais como era antigamente” foi a frase – tirada de uma das músicas do cantor e compositor Renato Russo – usada pelo palestrante para ilustrar o processo de mudança pelo qual o mercado de seguros já vinha passando. “Não relaciono essa frase apenas à pandemia, mas, principalmente, em função de um processo de mudança e de abertura de novas possibilidades pelo qual o mercado de seguros já vinha passando, está passando e vai passar. A evolução da próxima década vai marcar muito o setor. A regra do jogo está mudando. E o que o corretor deve buscar é justamente a capacidade de adaptação a um novo mercado”, afirmou Maia.

As 10 conexões cruciais para o corretor

Para que os profissionais tenham manejo para o novo cenário que se avizinha, Rodrigo Maia elencou 10 pontos aos quais eles devem se conectar. Ou, como ele mesmo definiu, as 10 dimensões cruciais para a sobrevivência do corretor no atual mercado.

“Primeiro, é preciso que o profissional pense em si mesmo e se reconecte com o seu propósito, respondendo para si mesmo: por que eu sou corretor, por que eu escolhi ser corretor, a fim de recuperar a sua essência. O segundo ponto é resgatar a conexão com a sua carteira, acompanhar a lifeline do cliente, estar presente e ser especialista nele e não em produtos massificados. A terceira questão é estar atento à tecnologia. Como afirmei, o mercado mudará absurdamente nos próximos 10 anos. Portanto, é fundamental que olhemos para ela como forma de alavancar os negócios. A abertura do mercado de seguros para produtos inovadores e a regulação acerca deles também fazem parte desta lista. E a conexão com novos produtos e soluções, entendendo que alguns deixarão de existir e outros surgirão, é a quinta questão importante deste processo”, elencou o professor.

Inovação e conhecimento, fundamentais para a carreira

Rodrigo Maia seguiu a palestra acrescentando cinco atitudes para a conexão com o “novo normal” dos negócios. “É necessário que o corretor se conecte com seu próprio mercado, por isso, é importante participar dos grupos em que seus pares se encontram: sindicatos, federação, clubes de vida em grupo. Além disso, ele precisa entender quem é a sua concorrência, pesquisar o que está fazendo, ficar atento aos novos formatos e canais de distribuição. Mais do que isso: estabelecer parcerias a partir das novidades e elaborar tudo de novo que você pode vir a fazer pelo seu cliente”, completou.

No encerramento da palestra, o consultor destacou dois pontos relevantes para uma missão continuada na carreira: inovação e conhecimento. “Inovação é algo que tem de fazer parte da realidade de qualquer profissional hoje. É preciso estar pronto para quebrar paradigmas. E ter conhecimento, ter a necessidade de aprender o tempo inteiro, buscar o autodidatismo, são ferramentas das quais o corretor vai se utilizar ao longo de toda sua carreira”, finalizou Maia.

Próximos encontros em Tocantins, Paraíba e Piauí

As próximas etapas do Conexão Futuro Seguro ocorrerão nos dias 6, 7 e 8 de outubro, em Tocantins, Paraíba e Piauí, respectivamente. Em cada edição, há sorteio de produtos de alto valor agregado, como notebooks e celulares de última geração.

As inscrições devem ser feitas no site do projeto (www.conexaofuturoseguro.com.br). Basta clicar na marca do sindicato ao qual o profissional ou a empresa é associado. No ambiente, também é possível esclarecer dúvidas e obter informações referentes a cada etapa.


Fonte: ENS.