É preciso medir efetivamente o progresso das empresas que se apresentam com boa classificação em critérios ASG

Boletim de Monitoramento | 18 de setembro de 2020

Em artigo no Insurance Journal, Sasja Beslik, chefe de finanças sustentáveis do banco suíço Safra Sarasin, disse que “se os gestores de fundos estão falando sério sobre investimentos limpos, eles precisam sujar as mãos para conferir”. Foi a forma direta que encontrou para traduzir o que vai no mercado de iniciativas ambientais: é preciso medir efetivamente o progresso das empresas que se apresentam com boa classificação em critérios ASG (Ambientais, Sociais e de Governança). Porque, cada vez mais, os analistas entendem que a avaliação desses critérios pode, eventualmente, conter distorções. A esse respeito, o Presidente da CNseg, Marcio Coriolano endossou o cuidado: “Cada vez mais empresas amadurecem sobre a integração de temas ASG na avaliação de seus investimentos e na maneira como fazem negócios. Com um número cada vez maior de empresas aderindo à prática de reportar questões ligadas a ASG, surge um dilema: como avaliar se o relato ASG é consistente?  É preciso levar em consideração uma série de fatores sobre uma empresa no momento de uma análise ASG. A popularização do tema ASG é positiva quando promove a conscientização e estimula o engajamento, mas é negativa quando se torna mais uma campanha de marketing ou peça publicitária.”

Sobre a GFIA

A Federação Global de Associações de Seguros (GFIA, na sigla em inglês) é uma associação sem fins lucrativos criada para representar as associações de seguros nacionais e regionais que atendam aos interesses gerais das empresas de seguro de Vida, Saúde, Seguros Gerais e Resseguro. A instituição tem como objetivo fazer representações aos governos nacionais, reguladores internacionais e outros em nome do mercado segurador mundial. Com 40 instituições associadas, entre elas a CNseg, a GFIA representa cerca de 87% do total de produção de prêmio de seguros no mundo.

Semanalmente, a GFIA distribui aos seus membros um Boletim com um compilado de consultas, publicações e notícias com o objetivo de contribuir para um diálogo internacional sobre questões de interesse comum do mercado segurador.

Para mais informações sobre a GFIA, acesse seu site institucional: www.gfiainsurance.org/en

Fonte: CNseg