Linha do Tempo - 96 anos de SindsegSC: Em sintonia com uma nova visão empresarial

As ações iniciadas ainda na última década do século 20 mostram que o sindicato está em perfeita sintonia com uma nova visão empresarial que ganha força no século 21: foco na responsabilidade social e no fortalecimento da imagem institucional. Por isso o sindicato vem intensificando sua atuação em diversas atividades, tais como as de prevenção contra acidentes de trânsito, de apoio as entidades assistenciais e de comunicação com suas associadas.

Nesta década, destacam-se as ações abaixo:

2001 (6 de agosto) - Instituição do Grupo de Trabalho de Florianópolis, que teve como primeiro coordenador Francisco Fernando V. Montanari, da Minas Brasil Cia. de Seguros.

2001 (04 de setembro) - Estendendo as ações do SindsegSC para o Norte do Estado, foi instituído nesta data o Grupo de Trabalho de Joinville, que teve Nelson Libardi da Previdência do Sul, como primeiro coordenador.

2001 - Participação do SINDESESC na Cerimônia de 50 anos da Fenaseg com a presença do presidente Fernando Henrique Cardoso e ministros do Estado.

2001 - Lançamento do Projeto Trânsito Amigo, com apoio institucional do SINDESESC. O projeto foi criado pelo Jornal Correio Comunitário em parceria com o Grupo Paz no Trânsito e coordenado pelo Departamento de Trânsito de Blumenau. O projeto Trânsito Amigo trabalhou em primeiro momento o tema “Uso da Faixa de Segurança”, com palestras em 11 escolas da rede municipal, totalizando cerca de 11.000 alunos que participaram do programa. Nessa fase foram distribuídos 16.000 folhetos a estudantes e motoristas e também realizado o Desfile de Bairros seguido da Caminhada Trânsito Amigo. Nessa etapa foi criado o Concurso de Redação com a participação de alunos de 5ª a 8ª séries das escolas parceiras do projeto. Em seguida foram levadas às escolas, palestras sobre os temas “Segurança Pessoal” com policiais militares e “Segurança no Trânsito” com membros da Guarda Municipal de Trânsito. Além disso, o programa distribuiu flyers de incentivo à segurança, e colocou outdoors promovendo o projeto e práticas saudáveis de trânsito para pedestres nas ruas de Blumenau.

2002 - Eleição de nova Gestão 2002/2005.

Quadro Diretivo Gestão 2002/2005
Presidente: Sérgio Passold
Vice-Presidentes: Paulo Lückmann (1º Vice-Presidente), Auri Bertelli (1º Tesoureiro), Francisco Fernando Velloso Montanari,  Vicente Lourival do Nascimento, Luiz Mário Machado, Nelson Libardi (1º Secretário)
Diretores:  Joacir de Oliveira (2º Secretário), Osvaldo Carlos Lopes Júnior, Celso Libardo, Dalton César Marquetti, Vilson Aires de Souza (2º Tesoureiro), e Rogério Bruch
Conselho Fiscal: Caio Cezar Valli Júnior, Marcelo Zorzo, Roberto Sebastião Stechinski
Suplentes do Conselho Fiscal: Carlos Westphal Neto e Fábio Vanz Borges

2002 - Doação de matérias primas para a Fábrica de Pranchas da Fazenda Novos Caminhos – Região de Florianópolis do Centro de Recuperação de Toxicômanos e Alcoolistas, CRETA.

2002 (3 de dezembro) - Criação do Grupo de Trabalho de Criciúma, com a coordenação provisória de Rogério Bruch, da Marítima Seguros S.A. Em 2003 o grupo passou a ser coordenado por Antônio Cesar Goulart Mendes da Hannover Seguros. No mesmo ano o grupo entrou em hiato, voltando às atividades no dia 25 de abril de 2006, com o mesmo coordenador.
2002 - Lei nº 10.406 cria o Novo Código Civil. Realização de ciclo de debates sobre as mudanças introduzidas pelo novo código.

2002 – SINDESESC ganha prêmio ANSP na categoria Prestadores de Serviços com o case “Trânsito Amigo e Cultura do Seguro”.

2003 - Doação de fábrica de artefatos de cimento ao CERENE – Centro de Recuperação Nova Esperança.

2003 - Criação do Plano Integrado de Prevenção e Redução da Fraude em Seguro. O Plano é um programa destinado ao trato institucional das questões relacionadas às fraudes praticadas nas operações de seguros e à disseminação de conhecimentos sobre o tema. Principais linhas de ação: Disque Fraude em Seguros; Sistema de Quantificação da Fraude; Cadastro Integrado de Sindicantes; Treinamento de Profissionais; Inteligência da Informação: Cruzamento de Coincidências; Combate ao Exercício Irregular da Atividade de Seguros – ações conjuntas com a SUSEP (Fonte: Fenaseg).

2003 (10 de fevereiro) - Início da Comissão Técnica Riscos Pessoais sob a coordenação de Caio C. Valli Júnior, da Mapfre/Vera Cruz. A primeira reunião oficial da comissão aconteceu no dia 20 de maio de 2003, na sede do SINDESESC.

2003 (16 de junho) - Foi constituída a Comissão Técnica Ramos Diversos, que teve como primeiro coordenador Dalton César Marquetti (in memorium), da Liberty Paulista Seguros.

2004 (3 de dezembro) - Comemoração dos 80 anos (bodas de carvalho) de fundação do Comitê Mixto Paranaense e Santa Catharinense de Seguros no Teatro Carlos Gomes.

2004 - Nova identidade visual e reformulação do site: www.sindsegsc.org.br

Acompanhe as ações comemorativas pelos 96 anos do SindsegSC no portal de informações www.sindsegsc.org.br, newsletter Informe SindsegSC e Facebook.

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras