Este é o boletim informativo semanal sobre os temas de Sustentabilidade e Inovação. Trata-se de um compilado de notícias extraídas de fontes nacionais e internacionais, incluindo o Boletim da Federação Internacional de Associações de Seguros (GFIA, na sigla em inglês), disponibilizado semanalmente no site da CNseg.

Confira também a Conjuntura CNseg nº30, uma análise mensal do estado dos segmentos de Seguros com o objetivo de examinar aspectos econômicos, políticos e sociais que podem exercer influência sobre o Mercado Segurador brasileiro.

Boa leitura!

1.  Superintendente da Susep participa de webinar da FGV sobre a importância da infraestrutura de mercado para o desenvolvimento do setor de seguros no dia 08/10 - A palestra apresentará discussões sobre o Novo Marco de Saneamento Básico no Brasil e sobre a regulação do setor, que, em conjunto com a interconexão entre o mercado de seguros e as companhias que atuam com grandes obras e projetos de infraestrutura no país, será essencial para que o salto de investimentos ocorra (Susep.gov).

2. SUSEP simplifica regras para seguros do grupo patrimonial - Iniciativa visa flexibilizar a regulação e desenvolver o mercado, tornando-o mais competitivo e transparente (Susep.gov).

3. CNseg sustenta que são necessários aperfeiçoamentos no Sistema de Registro de Operações (SRO) - Novo sistema pode reduzir a segurança jurídica, a confiança operacional e elevar os custos das seguradoras (CNseg).

4.  Bradesco, Itaú Unibanco e Santander aderem a coalizão que reúne ONGs e agronegócio - Segundo comunicado dos três maiores bancos do País, movimento tem como objetivo promover um modelo de desenvolvimento pautado pela economia de baixo carbono como resposta às mudanças climáticas (Estadão).

5. De universitários a conselheiros: cursos começam a preencher lacuna da formação em ESG - De ligas universitárias a escolas de negócios, programas de curta duração respondem à demanda crescente do mercado (Capital Reset).

6. É preciso medir efetivamente o progresso das empresas que se apresentam com boa classificação em critérios ASG - Em artigo no Insurance Journal, Sasja Beslik, chefe de finanças sustentáveis do banco suíço Safra Sarasin, disse que “se os gestores de fundos estão falando sério sobre investimentos limpos, eles precisam sujar as mãos para conferir”. Foi a forma direta que encontrou para traduzir o que vai no mercado de iniciativas ambientais: é preciso medir efetivamente o progresso das empresas que se apresentam com boa classificação em critérios ASG (Ambientais, Sociais e de Governança) (CNseg).

7. Empresas não precisam de governo para se comprometerem com sustentabilidade, diz banco sueco - Um dos pioneiros no mercado de títulos verdes, o SEB prepara a oferta de um novo papel, vinculado a metas ambientais, sociais ou de governança e não a um projeto específico, como ocorre hoje (CNseg).

8.  Brasilseg apresenta resultados de projetos sustentáveis com impactos sociais e ambientais - A  sustentabilidade é um dos pilares da Brasilseg, empresa da BB Seguros, e a prática permeia pela oferta de produtos e serviços com benefícios socioambientais, o gerenciamento adequado de operações e infraestrutura, além do patrocínio de diversas ações de impacto social (Revista Cobertura Total).

9.   Mapfre lança campanha com foco em sustentabilidade - Objetivo da companhia é apresentar suas iniciativas nas esferas Ambiental, Social e de Governança, ampliando o conhecimento e engajamento em relação ao tema (Revista Apólice).

10. Quando a diversidade é a chave do sucesso - Tornar-se referência entre as melhores empresas para se trabalhar no país é um desafio sem tamanho. A MAG Seguros, companhia especializada em seguro de vida e previdência, é uma dessas empresas. Para Patrícia Campos, diretora da Gente 8c Gestão da MAG Seguros, a chave do sucesso da empresa está na diversidade, que reflete não só as capitais, como o Brasil como um todo (O Globo).

11. Prudential do Brasil Realiza 1ª Edição da Semana da Diversidade - O evento, promovido pelo Comitê de Inclusão e Diversidade da seguradora, acontece entre os dias 05 e 09 de outubro e contará com palestras e vídeos virtuais para todos os colaboradores, englobando os cinco principais pilares de atuação da empresa sobre o assunto: Gênero, Pessoas com deficiência, LGBTI+, Gerações e Raça/Etnia (Segs).

Fonte: CNseg.