Allianz e AXA são as marcas globais de seguros mais valiosas, revela Interbrands

A Allianz e a AXA são, por esta ordem, as duas marcas globais da indústria seguradora em destaque na edição de 2020 do Best Global Brands Rankings, segundo lista divulgada pela Interbrands.

O valor da marca alemã Allianz apreciou-se 7%, face ao ano anterior, para os 12935 milhões de dólares (cerca de 11 mil milhões de euros ao câmbio corrente), ocupando o 39º lugar na tabela global – destacando-se como a mais valiosa da indústria seguradora -, a AXA ganhou 3%, passando a valer 12211 milhões de dólares (cerca de 10,34 mil milhões de euros), assegurando o 48º posto da classificação geral global, revela ordenação da organização que promove a seleção de Marcas de Excelência em diversos setores e países.

“Pela segunda vez consecutiva, a Allianz emergiu como a marca de seguros de topo no mundo”, realça o grupo alemão em comunicado, referindo que “as notícias positivas chegam num momento especialmente incerto para os mercados e indústrias de todo o mundo, à medida que tentam navegar pelos desafios de uma pandemia mundial”.

Citado no comunicado, Oliver Bäte, presidente executivo da Allianz afirmou: “O nosso foco na resiliência, integridade e centralidade no cliente está a dar frutos. A Allianz foi mais uma vez reconhecida como a marca #1 de seguros a nível mundial, o que é uma notícia fantástica e confirma que estamos no caminho certo.”

“Estamos imensamente orgulhosos por sermos a marca #1 de seguros, e por termos garantido o nosso lugar na lista das 40 Melhores Marcas Globais”. Em apenas dez anos, a Allianz passou do 67º lugar na lista com um valor de marca de 4,9 mil milhões de dólares em 2010, para o 39º lugar com um valor de marca de quase 13 mil milhões de dólares em 2020,” complementou Christian Deuringer, Head of Brand & Partnerships no mesmo comunicado. “Estabelecemos nós próprios, o objetivo de estarmos no Top25 das marcas em 2025,” reforçou Dueringer.

Nenhuma outra seguradora cabe no ranking global de marcas da Interbrands. Ordenando a pesquisa pelas melhores do setor de serviços financeiros, a classificação das cinco marcas mais cotadas perfila-se como segue: JP Morgan; American Express; Allianz; Visa e AXA.

Incluindo todos os setores, o Top5 do ranking Best Global Brands é composto pela Apple (1º lugar, a valorizar 38%, para 322999 milhões de dólares); Amazon (#2, +60%, para 200667 milhões); Microsoft (#3 +53%, para 166 mil milhões) Google (#4, -1%, para 165,45 mil milhões) e Samsung (#5, +2%, para 62289 milhões de dólares).

Cabe ainda notar que, na lista das 100 melhores do mundo, pela Interbrands, surgem duas novas entradas: a Tesla, no 40º lugar, valorizada em 12785 mil milhões de dólares e plataforma Zoom, no centésimo lugar das marcas globais, valendo 4481 milhões de dólares.

Fonte: SindsegRS