Tolerância Zero: Ações antifraude da Seguradora Líder evitam perdas de mais de R$ 27 milhões no acumulado do ano


Como resultado da estratégia de prevenção e combate às fraudes implementadas pela Seguradora Líder, cerca de 4.000 pedidos de indenização indevidos foram bloqueados, em 2020, pelos sistemas e processos da Companhia, evitando perdas de mais de R$ 27 milhões. Todos os dados seguem disponibilizados no Fraudômetro, painel de consulta pública, disponibilizado aqui: https://seguradoralider.com.br/fraudometro

Entre os estados com mais tentativas de fraude, destacam-se Ceará (562), Piauí (488), Mato Grosso (485), Minas Gerais (361), Pernambuco (304) e São Paulo (286). E, sempre que uma fraude é detectada, a Seguradora Líder encaminha uma notícia-crime ou representação disciplinar aos órgãos competentes. 

No acumulado de janeiro a dezembro de 2020, as ações proativas da Seguradora Líder resultaram em 46 sentenças condenatórias, 62 condenados, 57 cancelamentos, suspensões ou cassações de registros em órgãos de classe e 17 prisões no Brasil.

Para a realização deste trabalho de forma cada vez mais eficiente, a Companhia passou a utilizar, em 2019, o fornecedor SAS, pioneiro no mundo em business inteligence.

O sistema conta com machine learning e inteligência artificial que trazem mais benefícios para aumentar a eficácia de prevenção através de modelos matemáticos avançados.

Os casos considerados merecedores de apuração mais detalhada são enviados, ainda, para uma equipe que investiga in loco a existência de irregularidades, garantindo que as indenizações sejam pagas aos reais beneficiários do Seguro.


Fonte: SindsegRS.