Entidade Laço Amarelo: Você sabe como utilizar corretamente as luzes do seu veículo? A responsabilidade do condutor é se fazer ver por todos que transitam

O Programa Laço Amarelo desse mês traz um alerta para quem está num veículo: você sabe como utilizar as luzes do seu carro ou moto? Pois é, a partir de abril, o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) sofrerá algumas mudanças e nós, do Programa Laço Amarelo, vamos trazer esse ano, alguns temas para você já estar atento.

Nesse mês falaremos das luzes dos veículos, afinal, quem estiver trafegando por uma rodovia com mais de duas pistas não precisará usar mais o farol baixo acesso durante o dia. É isso mesmo, somente quando você trafegar em rodovia de pista simples é que serão obrigatórios os faróis baixos acessos.

Porém, quem já tem o DRL (Luz de Rodagem Diurna) não terá essa obrigatoriedade em momento algum. A nova regra vai aceitar o DRL ligado durante o dia, em rodovias de pista simples, no lugar do farol baixo. Lembre-se: somente os carros mais luxuosos ou mais novos é que vem com esse dispositivo (DRL - Daytime Running Light) de fábrica e ele acende sem ser necessário um comando do motorista. Ao ligar a chave, ele automaticamente é acesso.

Pesquisas de diversos institutos internacionais, apontam que manter os faróis ligados durante o dia, reduz em até 20% o total de acidentes frontais e colisões traseiras. Em vários países, há décadas é obrigatório transitar em rodovias com o farol baixo acesso durante o dia. Essa atitude faz com que, os veículos que vem em sentido contrário conseguem lhe ver, em até três quilômetros de distância. É aquela famosa e importante máxima da segurança no trânsito: ver e ser visto, sempre e em qualquer modo de transporte.

Um outro alerta aos motoristas é sobre a utilização do farol de neblina. Sabe aquela luz vermelha, na traseira de alguns veículos, acessas de forma contínua e bem brilhante? Pois é. Ela é conhecida como “luz de neve”, pois são muito importantes em países onde há nevascas, muita neblina e baixíssima visibilidade nos meses de inverno e muitos países mundo afora. Porém, aqui no Brasil, ela não deve ser usada de qualquer forma, pois a noite, ou mesmo com pouca neblina, apenas as luzes do veículo são suficientes para que outros condutores lhe vejam.

Usar essa luz em momentos inadequados, atrapalha a visão de quem vem atrás de você. Respeito e responsabilidade, pratique no trânsito. Programa Laço Amarelo.

SindsegSC

O Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguro e de Capitalização de Santa Catarina, é uma Entidade Laço Amarelo, certificada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, em reconhecimento às ações desenvolvidas por um trânsito mais seguro e responsável.

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras.