Como funciona uma vacina?


As vacinas reduzem os riscos de contrair uma doença, trabalhando com as defesas naturais do seu corpo para construir proteção. Quando você recebe uma vacina, seu sistema imunológico responde.

● Reconhece o germe invasor, como o vírus ou a bactéria.

● Produz anticorpos. Os anticorpos são proteínas produzidas naturalmente pelo sistema imunológico para combater doenças.

● Lembra a doença e como combatê-la. Se você for exposto ao germe no futuro, seu sistema imunológico pode destruí-lo rapidamente antes que você se sinta mal.

● A vacina é, portanto, uma forma segura e inteligente de produzir uma resposta imunológica no corpo, sem causar doenças.

● Nosso sistema imunológico é projetado para lembrar. Depois de expostos a uma ou mais doses de uma vacina, normalmente permanecemos protegidos contra uma doença por anos, décadas ou mesmo por toda a vida. É isso que torna as vacinas tão eficazes. Em vez de tratar uma doença depois que ela ocorre, as vacinas nos previnem, em primeiro lugar, de adoecer.

Como as vacinas protegem indivíduos e comunidades? 

As vacinas atuam treinando e preparando as defesas naturais do corpo – o sistema imunológico – para reconhecer e combater vírus e bactérias. Se o corpo for exposto a esses patógenos causadores de doenças mais tarde, ele estará pronto para destruí-los rapidamente – o que previne doenças.

Quando uma pessoa é vacinada contra uma doença, o risco de infecção também é reduzido – portanto, é muito menos provável que ela transmita a doença a outras pessoas. À medida que mais pessoas em uma comunidade são vacinadas, menos pessoas permanecem vulneráveis e há menos possibilidade de transmissão do patógeno de pessoa para pessoa. Reduzir a possibilidade de um patógeno circular na comunidade protege aqueles que não podem ser vacinados devido a outras condições graves de saúde decorrentes da doença visada pela vacina. Isso é chamado de “imunidade de rebanho”.

A “imunidade de rebanho” existe quando uma alta porcentagem da população é vacinada, dificultando a propagação de doenças infecciosas, pois não há muitas pessoas que possam ser infectadas. Mas a imunidade coletiva só funciona se a maioria das pessoas for vacinada. Ao mesmo tempo, a imunidade coletiva não protege contra todas as doenças evitáveis pela vacina. Por exemplo, o tétano é contraído por bactérias no meio ambiente, não por outras pessoas, então aqueles que não estão imunizados não estão protegidos da doença, mesmo que a maior parte do restante da comunidade seja vacinada.

Por que devo ser vacinado?

Sem as vacinas, corremos o risco de contrair doenças graves e incapacidades devido a doenças como sarampo, meningite, pneumonia, tétano e poliomielite. Muitas dessas doenças podem ser fatais. A OMS estima que as vacinas salvam entre 2 e 3 milhões de vidas todos os anos.

Embora algumas doenças possam ter se tornado incomuns, os germes que as causam continuam a circular em algumas ou em todas as partes do mundo. No mundo de hoje, as doenças infecciosas podem facilmente cruzar fronteiras e infectar qualquer pessoa que não esteja protegida.

Duas razões principais para ser vacinado são para nos proteger e proteger aqueles que nos rodeiam. Como nem todos podem ser vacinados – incluindo bebês muito jovens, aqueles que estão gravemente doentes ou têm certas alergias – eles dependem de outras pessoas serem vacinadas para garantir que também estejam protegidos contra doenças evitáveis por vacinação.

Algumas outras vacinas estão atualmente em desenvolvimento ou sendo testadas, incluindo aquelas que protegem contra Ebola ou malária e Covid-19, mas ainda não estão amplamente disponíveis em todo o mundo.

Nem todas as vacinas podem ser necessárias em seu país. Alguns podem ser dados apenas antes da viagem, em áreas de risco ou para pessoas em ocupações de alto risco. Converse com seu profissional de saúde para descobrir quais vacinas são necessárias para você e sua família.


Sobre o Autor: Comitê Técnico Asap