Andamento das reformas e evolução da vacinação são importantes para a retomada econômica


As projeções dos analistas ouvidos pelo Banco Central para o Boletim Focus, divulgado às segundas-feiras, trouxeram leves altas para inflação, PIB e câmbio, sinalizando a expectativa com a primeira semana do mês de fevereiro, que começa com atenção ao desenrolar das eleições dos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal e da greve dos caminhoneiros.

“As eleições para Câmara e Senado geram expectativas relacionadas ao andamento das reformas necessárias para impulsionar a retomada econômica e à resposta sobre a pressão de um novo auxílio emergencial em virtude da evolução da contaminação pela Covid-19. Entretanto, o mercado se mantém atento, também, a outras questões como o plano de plano de vacinação no Brasil. Os casos de Covid-19 continuam aumentando e os analistas não descartam a possibilidade de novas medidas de isolamento social, o que gera grande preocupação com os rumos da situação econômica do país”, explica Priscila Aguiar, economista do CEM – Comissão Estudos de Mercado da CNseg. 

Para a economista, o mercado ficará atento à aprovação das reformas necessárias, que ajudarão a impulsionar a economia, como as reformas administrativa e tributária. “A questão do auxílio emergencial é importante para a economia, pois gera renda e estimula o consumo, mas por outro lado, existe a situação fiscal e o teto de gastos”, ressalta.

Para 2022, as previsões também foram mantidas para a maior parte dos indicadores: IPCA em 3,50%, PIB em 2,50%, Taxa Selic em 5,00% e Taxa de Câmbio em R$/US$ 5,00. No calendário da semana, o destaque é a divulgação da PIM-PF de janeiro, na terça-feira.

Leia a íntegra do boletim Acompanhamento de Expectativas Econômicas semanal feito pela Superintendência de Estudos e Projetos (Suesp) da CNseg.


Fonte: CNseg.