Verão demanda cuidados com a casa para garantir bem-estar e segurança

São Paulo, 2 de fevereiro de 2021 – O verão chega e, com ele, a época mais quente e úmida do ano. Sinônimo de férias e momentos de lazer, as altas temperaturas e o maior índice de chuvas podem gerar alguns desconfortos, principalmente no atual cenário, quando passamos muito mais tempo dentro de casa, trabalhando ou aproveitando momentos com a família. Para promover o bem-estar nos lares durante essa estação, é importante contar com serviços que proporcionem o bom funcionamento de eletrodomésticos e a manutenção da residência. Em momentos como esses, ter um seguro que ofereça essas assistências faz toda a diferença.

Segundo a Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento – Abrava –, o ar-condicionado está presente em cerca de 25% dos lares do país. Dados do Programa Nacional de Energia Elétrica (Procel) indicam que o Rio de Janeiro é o estado campeão em instalações, com cerca de 47,7% das residências com, pelo menos, um aparelho. A frequência do uso do aparelho também chama a atenção: 85% das pessoas que têm ar-condicionado em casa costumam deixar o aparelho ligado de 6 a 7 dias por semana, de acordo com o Procel.

“A frequência do uso desse aparelho é um indicador da importância desse eletrodoméstico na rotina dos brasileiros. Sabendo disso, a HDI oferece, dentro do seguro residencial, o conserto de ar-condicionado. O verão é uma estação em que é importante reforçar benefícios como esse para os nossos segurados, que prezam conforto, bem-estar e agilidade”, diz Jefferson Silvestrin, Superintendente de Produtos & UW Massificados. O serviço oferecido pela companhia cobre defeitos técnicos do ar-condicionado de origem elétrica, eletrônica ou mecânica que impeçam o uso normal do modelo compacto, split ou minisplit do imóvel segurado. A seguradora também oferece serviço de instalação de ventiladores, no plano completo do seguro residencial, para quem busca uma opção mais econômica ou quer reforçar a circulação de ar e a temperatura amena de um ambiente.

Pensando também em outros aspectos característicos do verão, como a maior frequência de chuvas, a HDI oferece, no plano completo do seguro residencial, o serviço de limpeza de calhas, importante principalmente para manter a capacidade de drenagem da água que cai no telhado durante as chuvas. A limpeza de calhas consiste na varredura e na retirada de sujeira e detritos de calhas com tubulação aparente, desde que tecnicamente possível, limitadas a 10 metros.

Para prevenir possíveis defeitos e garantir a durabilidade dos aparelhos, além de conforto e segurança nas residências, confira as dicas que a HDI reuniu:

- Durante a utilização do ar-condicionado, mantenha as cortinas e persianas fechadas. Isso impede que os raios do sol esquentem o ambiente.

- Janelas e portas fechadas sempre. Além disso, verifique se não há risco de escape da temperatura.

- Limpeza dos filtros de forma regular e higienização dos dutos de ar a cada 2 ou 3 meses são fundamentais para garantir a qualidade do ar.

- Quando configurado para temperaturas muito baixas, o aparelho exige mais esforço de suas peças para mantê-lo assim de forma constante. O padrão da temperatura média do ar-condicionado para que ele opere por muito tempo e com qualidade é 23oC.

- Fique atento à manutenção e limpeza das calhas e realize a limpeza uma ou duas vezes por ano, dependendo do ambiente onde o imóvel esteja localizado.

Sobre a HDI Seguros

A HDI trabalha para ser uma empresa humana, digital e inovadora. São mais de 1,4 mil colaboradores cuidando de 2,5 milhões de segurados, principalmente nos ramos empresarial, de automóveis e residências, o que a torna a 4ª maior seguradora no ramo Empresarial, a 5ª maior em Auto e a 6ª maior em Residencial, com base nos dados de mercado sobre prêmios diretos emitidos entre janeiro e setembro de 2020, consolidados por grupo segurador. A HDI conta com 66 filiais e escritórios comerciais e 41 unidades de atendimento a sinistro, os HDI Bate-Prontos.

Fonte: HDI Seguros.