Países em desenvolvimento são os mais afetados pela redução da produção global acarretada pela pandemia

Boletim de Monitoramento | 02 de fevereiro de 2021

Estudo do FMI indica que a queda da atividade econômica provocada pela pandemia da COVID-19 varia consideravelmente entre países e entre diferentes setores, sendo os países em desenvolvimento os mais afetados, direta e indiretamente, pela redução da produção global. O estudo aponta duas razões principais pelas quais as nações menos desenvolvidas perdem em resiliência: os custos econômicos mais elevados para a implementação das medidas de isolamento ou afastamento social e estímulos fiscais e monetários menos eficazes.

A esse respeito, o Presidente da CNseg, Marcio Coriolano, afirmou que “no Brasil, 2020 foi marcado pelo forte estímulo fiscal, evitando uma queda mais acentuada do PIB. Até agora, mais de R$ 540 bilhões foram dispendidos pelo Governo Federal. Entretanto, esse estímulo agravou ainda mais a situação fiscal, que já era apontada como o maior obstáculo para a recuperação da economia brasileira. O ano que começa é marcado pelo debate dos graus de liberdade para a retomada de diversas medidas de estímulo que garantiram uma queda menos acentuada das atividades no ano passado. Apesar da melhoria dos cenários nacional e internacional, as perspectivas do ritmo de retomada da produção ainda são incertas devido ao também elevado grau de incerteza sobre o calendário da vacinação e sobre a sua eficácia.”

Sobre a GFIA

A Federação Global de Associações de Seguros (GFIA, na sigla em inglês) é uma associação sem fins lucrativos criada para representar as associações de seguros nacionais e regionais que atendam aos interesses gerais das empresas de seguro de Vida, Saúde, Seguros Gerais e Resseguro. A instituição tem como objetivo fazer representações aos governos nacionais, reguladores internacionais e outros em nome do mercado segurador mundial. Com 40 instituições associadas, entre elas a CNseg, a GFIA representa cerca de 87% do total de produção de prêmio de seguros no mundo.

Semanalmente, a GFIA distribui aos seus membros um Boletim com um compilado de consultas, publicações e notícias com o objetivo de contribuir para um diálogo internacional sobre questões de interesse comum do mercado segurador.

Para mais informações sobre a GFIA, acesse seu site institucional: www.gfiainsurance.org/en/

Fonte: CNseg.