ENS 50 Anos: 4ª live do ciclo sobre Inovação abordou percepção do consumidor

Na noite da última quarta-feira, a ENS promoveu, em parceria com a ANSP, o quarto encontro do ciclo “Inovação no Setor de Seguros – Experiência de Mercado”. A série faz parte das ações comemorativas pelo aniversário de 50 anos da Escola. Transmitida no canal do YouTube da ENS, a live reuniu a CEO da AXA no Brasil, Erika Medici, o managing partner da Bonae Res Corretora, Gabriel Fernando Barbosa, e o gerente Regional São Paulo, Centro-Oeste e Norte da ENS, Ronny Martins.

Na abertura, a diretora de Ensino Técnico da ENS, Maria Helena Monteiro, ressaltou que o objetivo do circuito é falar das experiências práticas de inovação, especialmente neste momento complexo no Brasil: “É basicamente isso que essas lives trazem. Os encontros entre CEOs de seguradoras e corretores levantam debates e assuntos que estão realmente importando, neste momento, no nosso País, com essa disrupção toda que temos sofrido com a pandemia”.

Há seis anos no Brasil, a AXA é uma seguradora francesa que atua em mais de 60 países e tem como foco produtos voltados para Ramos Elementares, Vida e Previdência, Saúde e Gestão de Ativos. Segundo a CEO Erika Medici, a grande mudança percebida nos últimos anos, especialmente os impactados pela pandemia, foi que a percepção do risco do ponto de vista do consumidor se acelerou.

“A pandemia acabou trazendo essa percepção acelerada do risco ao consumidor e uma mudança bem interessante entre detectar, reparar, olhar o seguro como algo que muita gente não conseguia entender o porquê, para olhar o seguro como uma forma de prevenir, de prever. E isso tem muita relevância porque o mercado de seguros tem um papel fundamental nesses tempos de incerteza. Além disso, ficou mais claro para as pessoas e as empresas a importância e o suporte que o seguro tem em momentos difíceis. Então, levar o seguro a mais pessoas e propor soluções verdadeiramente aderentes às suas necessidades está extremamente aliado ao propósito da AXA”, resumiu.

Inovação alinhada ao perfil do cliente

Para o Managing Partner da Bonae Res Corretora, Gabriel Barbosa, um dos desafios da nossa indústria é justamente a cultura de risco. Voltada para riscos corporativos e atendendo um portfólio de clientes que incluem indústrias variadas, a empresa possui expertise em oferecer inovação baseada em soluções adequadas e desenhadas ao perfil do cliente, assim como pontou Erika Medici.

“Quando tomamos decisão baseada na necessidade do cliente as chances de ser assertivo e colher resultado são muito maiores. Então, ao percebermos que as principais iniciativas citadas de inovação no mercado hoje passam por uma regulação de sinistro mais rápida ou pela facilitação do processo de inspeção, isso mostra um alinhamento nas condutas entre o corretor, que vai distribuir, e o segurado, que vai perceber ter sua demanda atendida, no final. E é isso que temos visto, processos mais ágeis, o que faz com que entreguemos valor e tenhamos um retorno e uma avaliação melhores, especialmente diante das relações tecnológicas”.

Próxima parada

Na próxima quarta-feira, 14 de julho, às 16h, o 5º encontro do circuito de lives sobre Inovação receberá como convidados o presidente da Porto Seguro, Roberto Santos, o presidente da H&H Corretora, Richard Furck, e o CEO da Minuto Seguros e acadêmico da ANSP, Marcelo Blay. Interessados em assistir à transmissão podem se inscrever gratuitamente no endereço ens.vc/inovacaosetorseguros5.

Fonte: ENS