"Se tem um profissional que não foi prejudicado pela pandemia, é o comissário de avarias"

Profissional que resiste aos infortúnios da economia e está sempre demandado no Brasil, o Comissário de Avarias tem amplo campo de atuação e atividade bastante diversificada, sendo responsável por vistoriar mercadorias, bens e equipamentos danificados em sinistros. Para atuar nesse ramo, é preciso obter formação específica, oferecida pela ENS no Curso para Habilitação de Comissário de Avarias (CHCA).

Para apresentar detalhes sobre a capacitação necessária para exercer a função e outros detalhes sobre a profissão, a ENS promoveu, na última terça-feira, 6 de julho, a live “Fique por Dentro do CHCA!”. Realizado a partir da Sala do Futuro com transmissão pelo YouTube, o evento contou com abertura da diretora de Ensino Técnico da ENS, Maria Helena Monteiro.

A executiva destacou que esta é uma profissão ainda pouco buscada no Brasil e incentivou a participação de alunos de todas as regiões do Brasil. “Temos a alegria de lançar este curso hoje para o País inteiro. Não temos mais restrição geográfica, estamos atualmente operando em mais de 700 municípios. Teremos, portanto, um grupo bastante heterogêneo, o que vai ser muito interessante para que os participantes possam trocar experiências”.

A coordenadora da região Grande São Paulo e Sul Paulista, Andreia Justo, falou sobre a principal novidade do curso, que é o ensino remoto. “Para atender todo o Brasil, teremos agora a modalidade online, na qual o aluno tem a possibilidade de acompanhar as aulas de onde quiser e quando quiser. Nas aulas ao vivo tentamos trazer o mais próximo possível da sala presencial”.

Assim como nos anos anteriores, o curso também será oferecido na modalidade presencial, em São Paulo (SP). Segundo a coordenadora de São Paulo Capital, Valeria Graciano, os alunos do curso presencial poderão acessar o ambiente virtual para baixar os materiais e realizar avaliações. “Poderemos matar as saudades de conviver com as pessoas e, ao mesmo tempo, elas poderão ler e praticar os exercícios em suas próprias casas”.

Valeria ressaltou ainda que os alunos das duas modalidades terão acesso ao mesmo conteúdo. “Temos um corpo docente de peso, formado por profissionais com muita experiência neste mercado, para que os alunos possam absorver o máximo de conhecimento por meio de disciplinas pertinentes e palestras inovadoras”.

Demanda a ser explorada

Comissário de Avarias e docente do curso, Luiz Perna destacou que a profissão tem uma abrangência muito grande, além de ser enriquecedora e trazer bastante conhecimento. “É uma atuação que remunera bem, mas é preciso ser muito dedicado, como em qualquer profissão. O comissário tem que ser muito profissional. Vale a pena, não desistam, vão até o fim, peguem o diploma de vocês. Certamente, nós, como reguladoras, vamos entrar em contato e demandar os serviços de vocês”.

Também convidado do evento para falar sobre aspectos legais da profissão, o advogado Paulo Cremonezi destacou que, no Brasil, há uma demanda reprimida a ser explorada e que a ENS é um selo de qualidade para quem pretende adquirir a formação. “Para quem tem dúvidas, é uma profissão que independe de crise. Se o País estiver bem, a profissão cresce com a sociedade em geral, mas, se o País não estiver bem, a profissão não é afetada. Mesmo nas recentes crises pelas quais passamos, o transporte de carga continuou. O abastecimento continua e os sinistros continuam. Se tem um profissional que não foi prejudicado pelos infortúnios da pandemia, é o comissário de avarias”, finalizou.

Inscrições abertas

Para quem se interessou pela profissão e deseja se matricular no CHCA, as inscrições estão abertas para as modalidades online e presencial, em São Paulo (SP). O início das aulas será em agosto e o investimento é de R$ 3.230,00, valor que pode ser parcelado no boleto bancário ou cartão de crédito.

Mais informações estão disponíveis no site ens.edu.br, que também é o canal para matrículas.


Fonte: ENS