SC mantém bom desempenho em julho e soma quase 140 mil novos empregos formais no ano


Santa Catarina criou 13.397 vagas com carteira assinada no mês de julho.

Com isso, o estado chegou a um total de 139,4 mil novos postos de trabalho no ano, até aqui.

O resultado catarinense é o melhor da região Sul para o período e o terceiro mais favorável do país em números absolutos, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais.

Os dados são do Ministério da Economia e estão no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado na tarde desta quinta-feira (26).

Em julho, a indústria geral e a construção civil foram responsáveis pela criação de 6,2 mil vagas.

O setor de serviços respondeu por 4,6 mil empregos, enquanto o comércio teve saldo positivo de 2,8 mil.

O único resultado negativo, por questões sazonais, veio da agropecuária, que perdeu 218 vagas.

As dez cidades que mais geraram empregos no Estado de janeiro a julho foram:

  • Joinville (saldo de 12.287).
  • Blumenau (10.432).
  • Itajaí (7.405).
  • São José (7.227).
  • Chapecó (5.566).
  • Florianópolis (5.261).
  • Jaraguá do Sul (5.242).
  • Brusque (4.025).
  • Criciúma (3.798).
  • Palhoça (3.191).

RESULTADO NACIONAL

Em todo o país, foram criados 316,5 mil postos de trabalho em julho.

No acumulado do ano, o saldo é de 1,85 milhão.

Estado mais populoso do país, São Paulo liderou o ranking (saldo de 584 mil), seguido de Minas Gerais (219 mil), Santa Catarina (139 mil), Paraná (132 mil) e Rio Grande do Sul (107 mil).

O governador Carlos Moisés avalia:

“A geração de empregos se mantém acelerada no nosso estado por conta da retomada econômica e da segurança jurídica que garantimos aos investidores. No primeiro semestre de 2021, a economia catarinense cresceu 9,13%, segundo indicador do Banco Central”.

“São números que precisam ser comemorados. Ainda estamos em pandemia, mas a economia de Santa Catarina está mostrando a sua força, crescendo a uma média superior ao resto do país".

"Isso se comprova com a abertura de novos postos de trabalho, todos os meses. Recebemos novas empresas quase diariamente, e isso é muito importante para a nossa competitividade e para o desenvolvimento no longo prazo”.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon, destacou que os novos empregos trazem dignidade para quem esperava por uma oportunidade:

“Com quase 140 mil novas vagas no ano, Santa Catarina se mantém entre os três estados com maior índice de empregabilidade. Manter o emprego e a economia aquecida é a principal meta dos gestores públicos, pois o emprego significa a dignidade do trabalhador e a segurança do pai de família em garantir comida na mesa”.


Fonte: Noticenter