Previsão de inflação alta persiste no Boletim Focus, enquanto curva de juros precifica Selic também mais elevada


30 de Agosto de 2021 - Expectativas Econômicas - Pedro Simões, do Comitê de Estudos de Mercado da CNseg, a Confederação Nacional das Seguradoras, destaca que enquanto analistas aguardam o resultado das manifestações marcadas para o próximo 7 de setembro sobre a convivência social e política do País, os dados continuam a mostrar uma inflação persistente. Para o IPCA, a projeção este ano foi elevada de 7,11% para 7,27%, enquanto, para o ano que vem, subiu de 3,93% para 3,95%. Já a projeção mediana para o crescimento do PIB este ano caiu novamente, de 5,27% para 5,22%.

Um detalhe importante ressaltado pelo economista é a curva da taxa de juros. “O ambiente institucional ainda é incerto. Mas o que temos de certo é o compasso de espera nas projeções. O que chama a atenção é a curva de juros”, sinaliza. “Apesar da estabilidade nas projeções para a taxa Selic (em 7,50% para o final deste e do próximo ano), a curva de juros (que mostra o quanto o mercado precifica e exige de juros para financiar a dívida pública em diferentes prazos) continua a abrir, com aumentos em todos os vértices, para além de 10%. Isto é, os números da pesquisa Focus para essa variável, ao menos por enquanto, não parecem estar refletindo totalmente o cenário precificado pelo próprio mercado para os juros. É evidente, no entanto, que estamos falando de duas medidas distintas e que podem apresentar divergências por inúmeras razões. Mas, o que ocorre atualmente merece destaque e atenção”, enfatiza Simões.

Em Brasília, deve haver nova tentativa de votar a reforma do Imposto de Renda, além da entrega do parecer da reforma administrativa e da apresentação de parecer da PEC dos Precatórios, na Câmara. A agenda de divulgações econômicas será intensa na semana, assim como tem sido o acompanhamento da política: amanhã (31/08), o Banco Central e o Tesouro Nacional divulgam resultados fiscais de julho, e o IBGE divulga a PNADc de junho, com dados sobre o mercado de trabalho. Na quarta-feira (01/09), o IBGE divulga os aguardados números do PIB no segundo trimestre deste ano.

Leia a íntegra do boletim Acompanhamento de Expectativas Econômicas semanal feito pela Superintendência de Estudos e Projetos (Suesp) da CNseg, no portal de CNseg.

Matéria publicada originalmente no Blog Sonho Seguro


Fonte: CNseg