Entidade Laço Amarelo: Motociclista - Veja e seja visto

Quem transita, seja a pé, de bicicleta, de motocicleta ou num caminhão, carro ou ônibus deve certificar-se de que está sendo visto pelos demais condutores e pedestres. É fundamental que, durante todo o trajeto, você se preocupe com a visibilidade ou seja: sempre se posicionar de forma que todos naquele espaço possam lhe ver.

Ao longo do ano, estamos trazendo aqui alguns alertas sobre as mudanças realizadas recentemente no CTB (Código de Trânsito Brasileiro), porém, algumas premissas para que você se mantenha sempre seguro enquanto transita é estar sempre atento a tudo o que acontece ao seu redor como, por exemplo, ver todos que estão transitando próximos a você.

Por isso, nesse mês vamos lembrar de um princípio de segurança no trânsito que, mesmo tendo conhecimento de todas as leis e as seguindo com rigor, você precisa também perceber alguns riscos, que as leis pouco abordam. Um desses conceitos é o ver e ser visto no trânsito. Ele vale para todo mundo, porém, se você está de motocicleta, essa atenção deve ser redobrada, afinal, num acidente envolvendo moto, a gravidade é sempre maior. Nesse mês, vamos ressaltar a importância de todos que transitam estarem atentos aos mais frágeis e os motociclistas estão nesse grupo. Você que vai de moto deve pilotar com bastante atenção e você que está noutro veículo, deve estar atento o tempo todo. Uma dica importante é: se for fazer uma ultrapassagem, olhe duas vezes para o retrovisor antes de iniciar a manobra. Dessa forma, você estará protegendo a todos.

O Programa Laço Amarelo tem como foco a segurança de todos que transitam, lembrando que, quem se comporta bem proteje não somente a si, mas também quem cruza seu caminho. Por isso, o conceito de ver e ser visto é muito importante para você seguir em segurança.

Para quem vai de moto, usar a visão e a audição é fundamental para estar seguro. Por isso, evite usar fones de ouvido, lembre-se de dar a seta e seguir as regras do trânsito, proteja seu corpo com roupas e calçados apropriados, mantenha seu capacete afivelado de forma confortável e claro, pilote com cautela e atenção.

Respeito e responsabilidade: pratique no trânsito. Programa Laço Amarelo.

SindsegSC

O Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguro e de Capitalização de Santa Catarina, é uma Entidade Laço Amarelo, certificada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, em reconhecimento às ações desenvolvidas por um trânsito mais seguro e responsável.

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras.