Segunda live do Circuito de Empreendedorismo debateu a importância dos seguros personalizados


O mundo das insurtechs no mercado de seguros é o tema de novo ciclo de lives promovido pela ENS, que teve o segundo encontro realizado na última quinta-feira, 2 de setembro. O Circuito de Empreendedorismo Insurtech, transmitido pelo canal da Escola no YouTube, contou com a participação do head do Coopera Innovation Hub, Pablo Tiscornia.

“Já sabemos que o setor de seguros está mudando muito, e rapidamente. Além disso, essa já se mostrou ser uma indústria muito resiliente e que ainda tem potencial enorme de crescimento. E para isso sabemos que as insurtechs terão um papel fundamental”, declarou a diretora de Ensino Técnico da ENS, Maria Helena Monteira, na abertura do evento.

Em um bate-papo com o gerente Regional São Paulo, Centro-Oeste e Norte da ENS, Ronny Martins, Pablo Tiscornia discorreu sobre a situação atual das insurtechs no mercado de seguros da América Latina. “Estamos três anos atrás do que está ocorrendo nos Estados Unidos, Ásia e Europa. No caso da América Latina, algo que as seguradoras precisarão ter muito forte daqui pra frente é justamente a personalização do seguro. Hoje, se torna muito difícil vender um seguro quando ele não é personalizado”.

O executivo explicou que os dados em posse de seguradoras e outras organizações, como bancos e cooperativas, oferecem a possibilidade de venda do seguro indicado para a pessoa certa, no momento adequado. “É muito importante pensar para o futuro, para onde estamos indo e para onde temos que ir, que é a personalização do seguro. Vendemos Seguro de Automóvel, mas é o mesmo seguro para todo mundo. A pessoa que tem 23 anos e dirige uma vez por semana tem uma necessidade diferente da pessoa que vai trabalhar todos os dias de carro em São Paulo”, exemplificou Tiscornia.

Ele ressaltou ainda que, por esse motivo, é importante que as empresas do setor comecem a aplicar tecnologias com inteligência artificial já existentes, que podem dispor de equipamentos no celular ou no carro, a fim de medir como é feita a condução do veículo. A partir dessas informações, é possível utilizar plataformas que possibilitam ao consumidor pagar pela forma como dirige e pelo tempo em que dirige. “O objetivo é capturar formatos para medir a sinistralidade, permitindo assim que os seguros sejam personalizados de acordo com as problemáticas que as pessoas tenham”.

Próximo encontro

A terceira live do Circuito de Empreendedorismo Insurtech receberá o especialista Mauro Levi D'Ancona, co-founder & CEO na 180° Insurance. O convidado conversará com Samy Hazan, docente da ENS, sobre tendências e novas tecnologias. O encontro será no dia 9 de setembro, às 17h, no canal da ENS no YouTube. As inscrições são gratuitas.


Fonte: ENS