Parceria com assessorias fortalece elo com corretores

Até agosto deste ano, a Sompo Seguros já superou mais de R$ 2,1 bilhões de produção em prêmios emitidos. Desse total, os seguros massificados tiveram uma participação de 47%, os seguros corporativos, 48%, e o ramo de pessoas, 8%. Nesta entrevista, Alfredo Lalia Neto, CEO da Sompo Seguros, fala sobre a parceria com as assessorias, a diversificação das carteiras, as ações e a retaguarda que a companhia disponibiliza para as assessorias.

A começar pelo investimento substancial, neste ano, no relacionamento com os parceiros corretores, assessorias e plataformas de seguros, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de negócios em suas múltiplas carteiras. “As assessorias de seguros representam uma parceria estratégica importante para que possamos incrementar a capilaridade de distribuição de nossos produtos e manter o elo de proximidade com os parceiros corretores de seguros”, afirma.

Tanto que, neste ano, a Sompo Seguros aumentou em 17% o número de assessorias parceiras. “Atualmente, contamos com parcerias estabelecidas com 81 assessorias de seguros em todo o Brasil, entre as quais 28% estão no Estado de São Paulo”.

Especificamente no Estado de São Paulo, as assessorias parceiras respondem por cerca de 8% da produção de seguros massificados da companhia.

Diversificação

Ainda que o ramo automóvel represente a parcela mais expressiva da produção das assessorias junto a Sompo Seguros, Neto comentou que, ao olhar para trás, ele não é mais majoritário. “Hoje, as assessorias de seguro do Estado de São Paulo já alcançam produção, tanto em seguros massificados quanto corporativos e têm sua parcela de contribuição em ramos como vida, empresarial, residencial, transporte e outros”.

Em percentual, Neto pontua que o ramo automóvel representa 60% da produção de assessorias de seguros no Estado de São Paulo. “Ainda é a maior fatia dos prêmios emitidos por meio desse canal, mas outros ramos vêm expandindo sua representatividade. Ao longo dos anos recentes, trabalhamos dando suporte e fomentando iniciativas para que os corretores pudessem diversificar o portfólio de ofertas, desenvolvessem estratégias de cross selling e alcançassem mais eficiência e rentabilidade em suas carteiras”.

Como resultado, os ramos elementares e massificados (Sompo Empresarial, Sompo Residencial e Sompo Condomínio) já respondem por 17% da produção por meio de assessorias de seguros, seguido de transporte (9%), pessoas (5%), agrícola (5%) e seguros corporativos (4%). “Nós temos planejamentos voltados ao crescimento de todas as linhas de negócios da companhia”, diz.

Exemplo disso é o segmento Automóvel. “Ele está entre os ramos de foco prioritário da Sompo Seguros dentro de suas estratégias de negócios. Estabelecemos um planejamento estratégico com objetivos bastante expressivos. E nossas equipes técnica e comercial estão focadas nessas estratégias e na atuação junto aos nossos parceiros corretores, assessorias e plataformas de seguros para que esses objetivos sejam alcançados”.

Em 2020, a carteira automóvel representou 29% do portfólio de produtos da Sompo. Para este ano, a expectativa é de um aumento de 11%, representando 32% do portfólio. “A longo prazo, pretendemos alcançar um crescimento acumulado até 2023 perto dos 40%, com a carteira automóvel representando 33% do portfólio de produtos da companhia. Além disso, vale considerar as oportunidades de trabalharmos em carteiras com potencial de incremento como é o caso, além de automóvel, dos ramos vida e ramos elementares (empresarial, residencial e condomínio)”, especifica.

Dedicação

A Sompo Seguros é uma companhia multiproduto de abrangência nacional, que conta com mais de 1,7 mil colaboradores em unidades distribuídas por todo o País. A sua diretoria comercial tem profissionais dedicados ao suporte aos parceiros corretores de seguros que comercializam tanto seguros massificados quanto corporativos.

“A companhia considera que as assessorias de seguro desempenham o papel fundamental de reforçar a importância do trabalho do corretor de seguros. Tanto é que contamos com executivos de contas dedicados ao trabalho de relacionamento comercial com as assessorias de seguro do Estado de São Paulo, bem como com seus corretores”.

Ele explica que esses executivos fazem todo o trabalho de gestão de produção e atendimento personalizado, por meio do qual são estruturadas estratégias para que os corretores de seguros possam encontrar condições especiais para fomentar negócios e expandir a atuação por diferentes linhas de produto.

Comunicação

Nas palavras de Alfredo Lalia Neto, desde o início da pandemia e do isolamento social, as pessoas passaram a ter mais percepção do papel social do seguro e a Sompo Seguros investiu em uma série de medidas para intensificar a comunicação com o corretor e garantir os meios para que nossos parceiros tenham sempre a informação mais atualizadas sobre produtos, serviços, lançamentos e novidades.

“Uma parte importante disso foi a grade de cursos e lives que promovemos desde o início da pandemia. Já organizamos cursos sobre temas como: Procedimentos e serviços de Sinistros Massificados, Portal do Corretor e Aplicativos Sompo, Sompo Empresarial – Coberturas Adicionais e Diferenciais de Comercialização, Sompo Transporte, Sompo Vida PME e Técnicas de Venda no Vida com Diferenciais de Comercialização, Sompo Automóvel, Novo Portal e Novo Cotador do Sompo Saúde, Diferenciais de Negociação para nossas linhas de produto, entre outros temas”.

Também os executivos da companhia participaram como palestrantes ou convidados de eventos abertos on-line sobre temas diversos, a exemplo de Marketing e Vendas, Inovação, Tecnologia da Informação, entre outros assuntos. “Nossa grade é bastante extensa e são sempre comunicadas aos parceiros. Todo corretor de seguros cadastrado na Sompo Seguros ou Sompo Saúde pode participar desses eventos. Basta conversar com o parceiro da Assessoria de Seguros responsável pelo seu atendimento para receber os convites dos eventos que a Sompo Seguros promove.

Ferramentas

Também desde que começou o distanciamento social, o corretor teve de se adaptar e se valer dos recursos disponíveis para prestar a consultoria a distância, utilizando e-mail, WhatsApp, aplicativos de teleconferência, entre outros. A Sompo Seguros também investiu para que o corretor de seguros tivesse acesso remoto e ágil para poder gerenciar seus contratos, efetuar cotações, entre outros recursos.

“Uma das iniciativas foi disponibilizarmos um novo Cotador Vida, que está muito mais atraente, com uma dinâmica que traz vários diferenciais competitivos. Além do preenchimento rápido e automatizado, o novo portal também trouxe novas telas interativas, novidade que deve reduzir – e muito – o tempo investido pelo corretor em cotações dos produtos Sompo Vida. O ambiente hoje é mais intuitivo, amigável e com todos os produtos em um só lugar”.

Além disso, a Sompo Seguros está com todos os canais de atendimento viabilizados on-line. “Temos o Portal do Corretor, a Sayuri, nossa atendente virtual, os executivos comerciais e as equipes das assessorias de seguro atendendo remotamente, entre outros meios de prestarmos suporte aos nossos parceiros corretores de seguros. Esse modelo tem se mostrado bastante eficiente, além de trazer agilidade e praticidade no atendimento aos nossos parceiros corretores de seguros”.

Outro ponto, acrescentou Neto, é que vários procedimentos foram simplificados ou totalmente digitalizados. “Isso facilitou em muito os processos de cotação, contratação, endosso, renovação, vistorias, regulação e indenização de sinistros, por exemplo. O Portal do Corretor, Apps e cotadores são algumas das ferramentas essenciais que auxiliam o corretor na consulta de informação atualizada e relevante, bem como no acesso a diversas funcionalidades, cotação automática e on-line, bem como para auxiliar seus clientes em processos de sinistros, entre outros”, conclui.

Fonte: CQCS