O Webinar do SindsegSC palestrado por Samy Hazan, foi comemorativo aos 97 anos da Entidade

Ontem 14 de outubro foi dia de Webinar do SindsegSC – Sindicato das Seguradoras de Santa Catarina, que levou o tema “Criando Vantagens Competitivas Através de Inovações”, pelo YouTube através do Canal SindsegSC e pela Plataforma Zoom. O Webinar foi mediado pelo presidente do Sindicato Luciano Vicente da Silveira, e palestrado por Samy Hazan.

Luciano deu início ao encontro, relatando o quão gratificante é saber que ao longo dos anos, se construiu um legado com muito companheirismo e parcerias, e que os profissionais que agregaram ao longo dos anos, fazem parte da história que o sindicato construiu em Santa Catarina.

“Em 1924, o Comitê Mixto Catharinense de Seguros dava os seus primeiros passos, com homens e mulheres deste mercado que aprenderam a caminhar e a criar a essência da proteção e da instituição do seguro, e que somente em 1990 se tornou Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e de Capitalização no Estado de Santa Catarina - SindsegSC. E foi ao longo dos 97 anos que o SindsegSC se tornou um provedor de conteúdos e incentivador do diálogo aberto com a sociedade, trazendo desafios, perspectivas e muito aprendizado. E desde sempre, o SindsegSC pode contar com o apoio de grandes parceiros, e hoje após 97 anos não é diferente. Estamos aqui com o apoio da CNseg, da ENS, e do SindcorSC. Entidades expressivas do mercado de seguros, que juntas e unidas ‘fazemos’ a diferença no Estado Catarinense e no Brasil” comentou.

A pandemia da COVID-19 fez toda a sociedade vivenciar um momento de ser resiliente, então o webinar teve o intuito de trocar experiências com Samy Hazan, que expôs sobre um tema que impacta no futuro do novo normal “Criando Vantagens Competitivas Através de Inovações”.

O palestrante Samy Hazan é professor da ENS – Escola de Negócios e Seguros; consultor especializado em transformação digital de seguradoras e corretores de seguros; especializado no ecossistema de inovação de seguros de Israel; veterano da indústria seguradora no brasil, tendo ocupado durante 30 anos vários cargos executivos em seguradoras nacionais e internacionais. Formado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV São Paulo); MBA em Gestão Atuarial E Financeira da USP (Universidade de São Paulo); MBA em Marketing e Distribuição da Universidade Católica de Louvain na Bélgica.
Hazan já esteve com o SindsegSC de forma presencial em 2009 e 2011, com duas palestras realizadas em Blumenau/SC. “Quem esteve presente, sabe o quanto é válido “ouvir e aprender” com Samy Hazan” afirmou o presidente do sindicato.

Ao longo do webinar, o palestrante trouxe assuntos sobre a Cultura Empresarial, que significa assumir riscos, provar mercados e enfoques, impulsionar a inovação e buscar soluções rapidamente quando for necessário; sobre as forças que impulsionam as mudanças no mercado de seguros são as tecnologias inovadoras; as mudanças de comportamento social; as novas necessidades e os novos riscos.

A COVID 19 gerou uma aceleração de tendências e mudanças preexistentes, o que trouxe desafios para os corretores no espaço digital, que precisaram: investir em tecnologia e marketing digital; aprender a lidar e organizar múltiplos canais e múltiplas disciplinas; ficar atento ao Compliance e Governança (LGPD, Normativos); atender da melhor forma as expectativas do cliente (Omnichannel e soluções instantâneas); entender as mudanças contínuas e rápidas; saber transformar dados em inteligência para tomada decisões.

Hazan também comentou o quanto os clientes mudaram, quais eram as formas de criar valor no passado, no novo Ecossistema Ampliado, e novas formas de interações e comunicações no espaço digital. Para atender as expectativas do cliente, deve haver a evolução de capacidades através de uma maior presença digital, compromisso e comunicações entre os lados.

Logo, para o novo normal, Samy Hazan apresentou a equação do Corretor de Sucesso, o C.A.R.E, que é a soma da Conveniência, Aconselhamento e Relevância, de acordo com Capgemini World Insurance Report. Em suas recomendações finais, ele citou algumas dicas:

1. Invista em tecnologia, principalmente em sistemas de controles da Corretora - sistema gerencial;
    2. Implemente técnicas de Marketing Digital, crie conteúdo, divulgue as inovações do mercado para seu cliente;
    3. Invista em sistemas de proteção de LGPD;
    4. Estude e divulgue os novos produtos
    5. Crie uma mentalidade empreendedora, nunca pare de aprender, desaprender e reaprender;

Para complementar, ao final do webinar, Hazan respondeu algumas perguntas sobre inovação e estratégia, como inovar para ganhar vantagens competitivas, quais os riscos de não inovar no novo normal, deixando uma mensagem final para os corretores de seguros.

Finalizando o encontro, o presidente Luciano agradeceu: “Gosto de dizer que as entidades jamais existiriam sem as pessoas que lhe dão vida, dinamismo, energia, inteligência e criatividade. Então a todos envolvidos com o SindsegSC - muito obrigado!”.

O webinar completo pode ser acessado no Canal do YouTube do SindsegSC.

Próximo Webinar

Luciano Vicente da Silveira informou a todos durante o webinar, que no dia 17 de novembro o SindsegSC realizará mais uma edição do webinar, agora com o tema LGPD, trazendo as palestrantes Dra. Angélica Carline e Dra. Vanessa Barcellos para o evento.
Em breve abriremos as inscrições no portal www.sindsegsc.org.br e divulgaremos mais informações.

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras