Aumento das enchentes nos EUA gera petição para que o Governo Federal reformule o seguro nacional contra enchentes

18 de Janeiro de 2022 - Boletim GFIA

Boletim de Monitoramento | 11 de janeiro de 2022 - O aumento da frequência e intensidade das enchentes e inundações nos Estados Unidos levou um grupo de vítimas a organizar uma petição solicitando ao Governo Federal que reformule o seguro nacional contra enchentes, considerado inadequado para uma era de grandes mudanças climáticas. O grupo também solicita que as regras para construção em áreas com risco de alagamento sejam revistam, informa matéria do jornal inglês The Guardian.

A esse respeito, o Presidente da CNseg, Marcio Coriolano, afirma que “a situação de alguns estados americanos mostra como é fundamental se basear em dados precisos e atualizados para subscrição de seguros, principalmente quando o risco está diretamente relacionado às mudanças climáticas. Aspectos climáticos necessitam de constante monitoramento, uma vez que o impacto e a gravidade dos eventos tendem a ser potencialmente maiores com o decorrer dos anos.

A outra parte do desafio começa quando a população não tem condições financeiras de arcar com o seguro frente à maior exposição aos riscos climáticos. Diante desse cenário, é preciso unir iniciativas públicas e privadas para criação de mecanismos de seguro inovadores, que partam do princípio de que o risco climático é um risco compartilhado e enfrentado por todos”.

Sobre a GFIA

A Federação Global de Associações de Seguros (GFIA, na sigla em inglês) é uma associação sem fins lucrativos criada para representar as associações de seguros nacionais e regionais que atendam aos interesses gerais das empresas de seguro de Vida, Saúde, Seguros Gerais e Resseguro. A instituição tem como objetivo fazer representações aos governos nacionais, reguladores internacionais e outros em nome do mercado segurador mundial. Com 40 instituições associadas, entre elas a CNseg, a GFIA representa cerca de 87% do total de produção de prêmio de seguros no mundo.

Semanalmente, a GFIA distribui aos seus membros um Boletim com um compilado de consultas, publicações e notícias com o objetivo de contribuir para um diálogo internacional sobre questões de interesse comum do mercado segurador.

Para mais informações sobre a GFIA, acesse seu site institucional: http://www.gfiainsurance.org/en/

Fonte: CNseg