Você Sabia? Capitalização, um universo de oportunidades.

De acordo com a FenaCap – Federação Nacional de Capitalização, o primeiro trimestre de 2022 foi marcado por um grande crescimento, o resultado positivo em todos os estados brasileiros fez o segmento atingir R$ 6,7 bilhões em receita, alta de 15,91% sobre o mesmo período de 2021 (dados da SUSEP). As reservas técnicas, avançaram 4,1% para o maior patamar da história: R$ 33,8 bilhões.

Analisando por região o primeiro trimestre de 2022, o Nordeste apresenta o maior crescimento (25,77%), seguido do Centro-Oeste (24,73%), do Norte (23,99%), do Sul (17,46%) e do Sudeste (11,84%).

Os dados relatados no folder "O Setor de Seguros Brasileiro", produzido pela CNseg – Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização, apresenta 3,5 bilhões de títulos de Capitalização ativos em 2021, um vigoroso crescimento do setor, em 2020 onde foram 1,2 bilhões de títulos.

De acordo com a Conjuntura Nr. 73 da CNseg, podemos afirmar que a Capitalização é um ambiente de negócios baseados em duas vertentes: a de promover aspectos essenciais na vida da população e a motivação dos participantes de participar de sorteios. Os títulos de capitalização também movimentam a economia e a poupança interna, incentivando os investimentos necessários para a superação de momentos desafiadores como o atual.

História

Conforme o site www.fenacap.org.br, os títulos de capitalização surgiram na França há mais de 150 anos. Os associados de uma cooperativa de mineradores depositavam mensalmente valores com vistas à formação de um capital e tinham a garantia de resgatar as contribuições ao final do prazo estabelecido ou antecipadamente por sorteio. No Brasil, desde a década de 30, os títulos têm atendido determinados anseios da população brasileira. Inicialmente, os títulos de capitalização foram concebidos exclusivamente como uma ferramenta destinada a estimular o hábito de poupar, tendo como incentivo a participação em sorteios realizados durante a vigência do plano.

Modalidades de Produto

Existem as seguintes modalidades de produtos:

Tradicional

Permite ao cliente a acumulação de uma reserva por meio de pagamentos mensais ou únicos, devolvendo 100% do valor acumulado ao fim do prazo. Durante o período, desde que esteja com as mensalidades em dia, o cliente concorre a sorteios em dinheiro. Essa modalidade também é utilizada para as soluções de garantia locatícia.

 Popular

Modalidade de produto cujo foco principal é a participação em sorteios, sem a obrigatoriedade da devolução integral dos valores pagos pelo cliente. Nessa modalidade, pode haver cessão de parte da reserva para instituições filantrópicas.

 Incentivo

Solução sob encomenda para empresas de diversos segmentos, que permite a aquisição de séries inteiras de títulos e a utilização de sorteios para atrair, conquistar ou fidelizar clientes em ações promocionais.

 Compra Programada

Acumulação mensal vinculada à aquisição de bens duráveis com sorteio de prêmios.

 Instrumento de Garantia

Funciona como garantia para contratos de qualquer natureza, incluindo empréstimos e aluguel de imóveis, por exemplo.

 Filantropia Premiável

Produto por meio do qual o consumidor cede o direito de resgate da sua reserva para uma instituição filantrópica previamente credenciada pelas empresas de capitalização.

Contribuindo com o saber

Há mais de 90 anos o SindsegSC atua na disseminação do conhecimento através do projeto “Contribuindo com o Saber” levando a cultura do seguro para sociedade, com informações educacionais, institucionais, sociais, comunicação e de relações com o mercado. Acompanhe a campanha “Você Sabia?” e compartilhe para sua rede de relacionamento.

Acompanhe as notícias da campanha “Você Sabia?”:

Você sabia? Veja os números de 2020 e 2021 em relação aos planos de previdência coletivas e individuais

O Seguro Rural é de fundamental importância para atender a atividade agrícola

Em 2021 foram registrados 49 milhões de beneficiários de assistência médica

Sindicato das Seguradoras de Santa Catarina dá início a campanha Você Sabia? com dados do setor de seguros brasileiro

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras