Uma noite especial para Santa Catarina '98 anos de fundação SindsegSC'

O SindsegSC – Sindicato das Seguradoras de Santa Catarina, realizou no dia 20 de setembro o jantar comemorativo dos 98 anos de fundação, a posse da diretoria para Gestão 2022/2025 e a participação especial do presidente da CNseg Dyogo Oliveira.


O evento ocorreu na Casa de Eventos Moinho do Vale em Blumenau e contou com a participação de autoridades e personalidades do mercado de seguros. Iniciou às 20 horas com o cerimonialista Joelson dos Santos, que conduziu mencionando que a entidade comemora as Bodas de Pinheiro. 


O cerimonialista dá ênfase a este símbolo, brincando com o público “Vocês sabem o que simboliza o Pinheiro? O pinheiro simboliza a vida, pois é uma das poucas árvores que sempre se mantém verde, mesmo durante o inverno, quando a maioria das árvores perdem as folhas. E assim começamos a relatar sobre essa entidade que traz na sua essência a valorização da vida. Uma entidade forte como o pinheiro, que mesmo passando de gerações em gerações, não perde suas folhas, suas raízes, sua história”.

A história do SindsegSC começou em 28 de agosto de 1924, na cidade de Curitiba/PR, onde se deu a fundação do Comitê Mixto Paranaense e Santa Catharinense de Seguros. Uma história construída com maestria e marcada pela atuação de grandes homens.

Esses grandes homens, ex-presidentes do SindsegSC - Antenor Vasselai, presidente de 1984 a 1986, Pedro Aldo Campos (in memorium), presidente de 1987 a 1989, Ademir Francisco Donini, presidente de 1989 a 1998, Sérgio Passold, presidente de 1998 a 2005, Paulo Lückmann, presidente de 2005 a 2016, Rogerio Spezia, presidente de 2017 a 2019, não estava presente, mas foi registrado também Waldecyr Schilling, como presidente de 2020 a 2021 -, receberam as homenagens e o agradecimento de forma especial.


Da esquerda para a direita: Maria Regina de Souza Soar – prefeita interina da Prefeitura Municipal de Blumenau; Rogerio Spezia – Presidente de 2017 a 2019; Bruno Ciolli – Diretor Regional Sul MetLife; Paulo Luckmann, presidente de 2005 a 2016; Vanderlei Scarpanti – Diretor Regional Sul Mapfre Seguros; Sérgio Passold presidente de 1998 a 2005; Ademir Francisco Donini – presidente de 1989 a 1998; Rubens Oliboni – Diretor Regional SC e RS da HDI Seguros, Antenor Vasselai, presidente de 1984 a 1986, e Afonso Coelho Presidente do SincorSC.


O mestre de cerimônias deu continuidade ao evento relatando que grandes líderes são marcados por grandes ações e os ex-presidentes deixaram um grande legado, que será reflexo para os profissionais que integram o quadro diretivo para gestão 2022/2025.

Em seguida para registro de posse, foram chamados ao palco toda a Diretoria, Presidente Luciano Vicente da Silveira (Zurich Seguros), Vice-presidente Rodrigo Chavantes (SulAmérica Seguros), Diretora tesoureira Salete Monteiro (Allianz Seguros), Diretor Jean Carlos dos Santos (Liberty Seguros), Diretor Bruno Ciolli (MetLife), Conselheiros fiscais Fabricio Cardozo (Sompo Seguros) e Adilson José Dorascenzi (Porto Seguro), Suplentes do Conselho Fiscal Diego Gassenferth (Bradesco Seguros) e Júlio Pereira de Noronha (HDI Seguros), não estavam presentes no ato, Leonardo Egert (Tokio Marine Seguradora) e Richard Jean Coelho (Sancor Seguros), mas também integram o quadro diretivo.

Os líderes empossados se comprometeram em dar continuidade a essa grande história, que está rumo aos 100 anos de existência. O presidente Antenor Vasselai da gestão 1984/1986 representando os demais presidentes, entregou ao Luciano Vicente da Silveira a chave de Santa Catarina para simbolizar essa nova etapa da história do SindsegSC na gestão 2022/2025. 


Silveira já empossado para presidente da Gestão 2022/2025 proferiu o seu discurso, enfatizando a honra que sente em estar no meio de tantos profissionais de sucesso na noite de comemoração e resgate da história do Sindicato das Seguradoras de Santa Catarina. Ressaltou a importância de estar à frente dessa diretoria e agradeceu o legado deixado pelos ex-presidentes.

 “Assumir a liderança desta entidade é algo forte, muito além do que imaginei, tudo que foi apresentado – que esses grandes homens fizeram é apenas um resumo, os 98 anos vão muito além do que foi relatado hoje aqui. A vocês – ex-presidentes, saibam que os frutos gerados pela dedicação de vocês, irão continuar por anos nas memórias e nos papéis, e um dia os profissionais do mercado atual, relembrarão quem foram essas pessoas, quão admiráveis foram as suas ideias e práticas de valorização à educação e à vida. Esse legado será reflexo para além dessa nova gestão. Minha gestão que irá até 2025, será realizada com muita dedicação e priorizo a integração, a cooperação, o respeito e o bom relacionamento entre as pessoas que estarão conosco nesses próximos anos. A todos vocês o meu mais sincero obrigado, espero que com a sua ajuda possamos construir mais 98 anos de sucesso e realizações para a entidade e para o mercado de seguros catarinense”.

Como sindicato co-irmão, a vice-presidente Mara Ribas do SindsegPR/MS também fez sua homenagem ao presidente Luciano Vicente da Silveira, desejando sucesso a frente dessa nova gestão e parabenizando pelos 98 anos.


O Diretor Presidente da CNseg – Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização Dyogo Oliveira, foi convidado para abrilhantar o evento com suas palavras.

Oliveira que é Economista e tem 20 anos dedicados a cargos executivos de governo, sendo os últimos: Ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (maio 2016/abril 2018); Presidente do BNDES (abril 2018/dezembro 2018); Presidente da Associação Nacional das Empresas Administradoras de Aeroportos (ANEAA, julho 2019/janeiro 2022). Foi responsável por formular e implementar ações estruturais na área econômica; entre elas, o estabelecimento do teto dos gastos do Governo Federal, a reforma da previdência, a reforma tributária, a liberação de saques do FGTS e do PIS/PASEP, a criação do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do Minha Casa, Minha Vida, e a tributação de lucro de empresas no exterior e a privatização do IRB Brasil-RE, deixou sua mensagem de otimismo ao mercado de seguros catarinense e parabenizou a diretoria pelos 98 anos de fundação e história.


Como forma de agradecimento o presidente Luciano Vicente da Silveira entregou ao presidente da CNseg Dyogo Oliveira uma homenagem simbolizando Santa Catarina.


E para encerrar a solenidade que marca os 98 anos do SINDSEGSC, o mestre de cerimonias finalizou deixando a mensagem da diretoria a todos os convidados.

“Vamos juntos, rumo aos 100 anos, fazer a diferença, insistindo, persistindo e nunca desistindo de levar a cultura do seguro para sociedade catarinense”.

Os veículos de comunicação JRS, Seguro Gaúcho e Seguros em Foco também integraram o evento destacando as principais ações. E ao som musical de Clóvis Zimmermann foi servido o jantar e encerrado a comemoração que marcou os 98 anos do SindsegSC.


Sobre o SindsegSC

O Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e de Capitalização no Estado de Santa Catarina (SindsegSC) congrega as principais empresas que compõem o setor de seguros catarinense. Como entidade líder, contribui para o desenvolvimento econômico do estado e do sistema de seguros privados, representa suas associadas e dissemina a cultura do seguro, colaborando para o progresso de Santa Catarina. O Sindicato para Gestão 2022/2025 é presidido por Luciano Vicente da Silveira.

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras | Fotos de Studio Pedro Fotografias