Câmara de vereadores sedia noite de oratória e de diplomação dos alunos participantes do setembro branco

A Câmara de Blumenau sediou, na noite desta quarta-feira (23), a solenidade de diplomação, homenagem e Noite de Oratória do Projeto “Setembro Branco – Mês da Paz” - “Promovendo a Paz nas Escolas e na Comunidade”. O evento é realizado pela Coordenação do Setembro Branco, por meio da Associação dos Conselhos Comunitários de Segurança de Blumenau (A-Conseg Blumenau) e pela Escola do Legislativo Fritz Müller, assim como pelas entidades parceiras dos projetos comunitários na promoção da paz.

A cerimônia contou com as presenças de diversas autoridades municipais que fizeram parte da mesa de honra. Entre as autoridades estavam Osni Luiz Bahr, presidente da A-ConsegBlu; a assessora da Escola do Legislativo, Taísa Kummrow, a presidente de honra da A-Conseg Blu e coordenadora geral do Projeto Setembro Branco da Paz, Salete Sbardelatti; o tenente-coronel Jorge Artur Cameu Júnior, comandante do 3º Batalhão de Bombeiros Militar de Blumenau; o Chefe de seção do 10º Batalhão de Polícia Militar de Blumenau, Segundo Tenente Luís Eduardo Dias Miguel, representando o Comando do 10° Batalhão e o 7° Comando Regional de Polícia Militar. Também estavam compondo a mesa o Subtenente Paulo Henrique de Almeida, palestrante do projeto Setembro Branco e também o professor Carlos Alberto Bittencourt, que foi o ministrante do curso de oratória aos alunos. Além deles, estavam presentes representantes de secretarias municipais, integrantes dos conselhos comunitários de segurança de diversas regiões, patrocinadores e apoiadores do projeto, professores e coordenadores das escolas participantes, alunos, familiares, entre outras autoridades e convidados.

Durante o evento, aconteceu a noite da oratória em que oito alunos, um de cada escola participante, tiveram a oportunidade de ocupar a tribuna para declamar seus textos ou depoimentos em relação ao tema "paz" ou sobre outros temas apresentados no projeto. Esses alunos foram escolhidos por uma comissão. Os alunos que fizeram seus depoimentos na noite de oratória foram Alice Isabelly da Silva da EBM Lauro Müller; Lucas Delfino G. Abrão da EBM Gal Lúcio Esteves; Alani Milena Alves Cordeiro da EBM Almirante Tamandaré; Luiz Gustavo Dalfovo da EBM Machado de Assis; Helena Letícia Junkes da EBM Vidal Ramos; Yasmin Luisa Hammes da EBM Quintino Bocaiúva; Ketlen Vitoria S. Do Nascimento da EBM Profª. Adelaide Starke e Joana de Oliveira da EEB Prof. Izolete E.G. Mueller.

Logo após foi feita a entrega da premiação dos alunos que fizeram suas apresentações durante a solenidade. Os estudantes receberam um diploma da Escola do Legislativo Fritz Müller e uma medalha de aluno destaque. Já as escolas receberam troféus e diplomas de escola destaque na promoção da paz dos patrocinadores e do idealizador do projeto, um kit escolar ofertado pela Associação dos Amigos do 23º BI (SAB 23), e um presente dos Consegs. Também foram homenageados com diplomas pela Associação dos Conselhos Comunitários de Segurança de Blumenau (A-Conseg Blumenau) os parceiros, apoiadores e palestrantes do projeto. Todos os alunos participantes do projeto foram diplomados e receberam diplomas e medalhas na solenidade.

A assessora da Escola do Legislativo, Taísa Kummrow, agradeceu a todos pelas presenças e salientou que os alunos são o futuro da sociedade. Apontou o quanto foi uma tarefa difícil escolher apenas oito estudantes. Disse que esses estudantes representaram muito bem a cidade e as escolas e salientou como merecem as homenagens. Em nome da Câmara Municipal de Blumenau e da Escola do Legislativo, ela agradeceu a todos os realizadores, parceiros e apoiadores, especialmente prestou homenagem com a entrega de diploma ao presidente da A-Conseg Blu, Osni Luiz Bahr e à coordenadora geral do projeto, Salete Sbardelatti.

O presidente da A-Conseg Blumenau, Osni Luiz Bahr, parabenizou os alunos que se apresentaram e agradeceu à direção e aos professores das escolas que deram o suporte e o apoio para que os alunos pudessem participar e deixar suas mensagens. Também agradeceu o palestrante Subtenente Paulo Henrique de Almeida e o professor Carlos Alberto Bittencourt. “O Subtenente Paulo Henrique através da sua palestra passou informações e conteúdos para que os estudantes pudessem fazer seus textos e propagar na comunidade boas mensagens em prol de uma comunidade. Já o professor Carlos deu as orientações básicas da oratória para que os alunos pudessem se apresentar”, destacou.

O professor Carlos Alberto Bittencourt, que foi o ministrante do curso de oratória aos alunos, destacou o quanto ele acredita que a educação pode transformar o mundo. “Eu vivo a educação, respiro a educação e amo a educação. Eu tenho certeza que o que os estudantes fizeram nesta tribuna nesta noite e durante todo este período de projeto vai servir para muitos adultos que, às vezes, são tão pequenos no seu modo de pensar. Eles demonstraram que é possível ter um mundo de paz e um mundo melhor”, enalteceu agradecendo aos professores, diretores, coordenadores de escolas e também aos familiares dos alunos que fizeram com que essas crianças tivessem essa oportunidade. Também parabenizou a todos os realizadores e apoiadores que de alguma forma fizeram com que este projeto se realizasse.

O Chefe de seção do 10º Batalhão de Polícia Militar de Blumenau, Segundo Tenente Luís Eduardo Dias Miguel, enalteceu e agradeceu o trabalho feito pelos policiais militares dentro deste projeto do Setembro Branco. Apontou que ao presenciar as falas dos estudantes pôde ter certeza o quanto os policiais estão fazendo um trabalho sério, indo em um caminho certo, levando a prevenção e a mensagem de paz para as escolas. “Com este trabalho, a corporação deixa a mensagem para a comunidade de que nós nos preocupamos com o trabalho preventivo, e não somente combatermos a criminalidade. Um exemplo disso é o Proerd, que tem quase 4 mil alunos formados somente neste ano na cidade e desde a implantação são mais de 80 mil alunos. Com todo esse trabalho preventivo é que conseguimos construir um futuro melhor”, destacou, falando também da importância dos pais e familiares que incentivaram seus filhos a serem protagonistas em segurança pública. Apontou que a segurança pública é dever do Estado e da Polícia Militar, mas que também é de responsabilidade de todos. “Quando nós entendemos esse protagonismo, nós conseguimos fazer o que de fato é a proposta do Setembro Branco, conseguir juntos trabalhar para que tenhamos uma vida em harmonia e mais respeitosa entre todos”, finalizou.

O Subtenente Paulo Henrique de Almeida deixou uma mensagem de paz, amor, perdão aos alunos e a todo público presente ao fim da solenidade. Também falou do seu trabalho com as palestras feitas durante o projeto. 

Fonte: Câmara de vereadores