MetLife comemora o crescimento das parcerias em 2022 através dos bancos, plataformas de investimentos, varejo, fintechs e veículos

Se tem uma empresa que comemora os resultados de 2022 é a MetLife. De janeiro a outubro, o grupo contabiliza um incremento de 104% nas vendas de seguro de vida, prestamista e planos odontológicos comercializados exclusivamente no canal parcerias através de bancos, plataformas de investimentos, redes de varejo, fintechs e veículos. Trata-se de um segmento com concorrência extremamente acirrada no Brasil, uma vez que é um canal de distribuição importante para democratizar o seguro.

“As parcerias são um canal estratégico para o crescimento da MetLife no Brasil e principalmente para democratizarmos o acesso a proteção e ao planejamento financeiro. As vendas de produtos e soluções no canal representam atualmente 53% do volume total de seguro de vida, seguro prestamista e planos odontológicos comercializados pela MetLife no Brasil”, informa Marcelo Tomei, diretor comercial da MetLife, ressaltando a importância das parcerias comerciais.

No primeiro semestre de 2022, a seguradora atingiu a marca recorde de 23 parceiros comerciais e avançou para novos segmentos, como o varejo de roupas e acessórios. “Entendemos que o caminho seja ampliar os segmentos e os canais de distribuição em que atuamos, levar as nossas soluções e produtos a milhões de famílias em uma experiência simples, intuitiva, digital e principalmente adequada ao momento de vida e as necessidades dos clientes dos nossos parceiros”, aposta Tomei.

Na lista de parceiros, a seguradora conta com o Itaú, Mercantil, BV, Safra, Inter e Ame Digital. O avanço foi grande também nas plataformas de investimentos, com o crescimento das vendas do seguro de vida individual, como na XP e BTG. Os segmentos de veículos e as redes varejo também se mostram relevantes para a estratégia da MetLife, tendo frentes em expansão com a Chevrolet e a C&A.

“O mercado e os canais de distribuição têm se adaptado muito bem a toda esta transformação que nós temos vivenciado, buscando a inovação, novas tecnologias e principalmente soluções que acompanhem as mudanças de hábitos de consumo, entendendo como e quando o cliente quer ter acesso aos nossos produtos e de que maneira ele quer comprar. As plataformas digitais e as ferramentas de tecnologia embarcada, como as APIs (Interface de Programação de Aplicativos), tornaram-se essenciais neste processo”, segundo Tomei.

Este cenário dá noção da importância do seguro do ponto de vista de negócio, ao trazer ganhos financeiros e expandir a proposta de valor dos parceiros. “Nós percebemos que as incertezas e a preocupação com o bem-estar e o futuro intensificaram o interesse das pessoas por seguros e isso se reflete em um foco ainda maior dos canais de distribuição, que entendem os seguros como uma oportunidade para entregar uma solução de alto valor, relevante para a vida das pessoas e com isso ampliar a permanência e a fidelidade dos clientes.”, comenta Tomei.

Os seguros de vida e prestamista foram os grandes responsáveis por este resultado expressivo, tendo entre os principais fatores o maior acesso das pessoas, facilidade na contratação, simplificação dos processos e a maior consciência em relação a importância dos seguros e da proteção. “As pessoas estão mais preocupadas com as proteções em vida, os riscos e imprevistos que podem acontecer com qualquer um de nós no dia a dia. Neste cenário tivemos um crescimento importante da contratação de coberturas como Doenças Graves, Internação Hospitalar e Invalidez, sendo que atualmente 60% dos seguros de vida individual contratados através do canal possuem estas coberturas. Os maiores destaques são a Invalidez presente em 48% dos casos, Doenças Graves em 35% dos seguros e Internação Hospitalar em mais de 20%”, pontua.

A receita de sucesso, segundo Tomei, está no desenvolvimento de programas de seguros exclusivos e customizados a realidade dos parceiros, em uma experiência simples ao cliente e aos times comerciais, além da oferta de produtos e soluções que proporcionam ao cliente benefícios em vida. A evolução do mercado e da relação com os clientes exige o desenvolvimento de novos modelos de negócios, mais ágeis e que tenham a experiência do cliente como um tema central, adequando a forma de atendimento, as ofertas e toda a relação com os clientes.

“Devemos encerrar 2022 superando a marca de 1,5 milhão de clientes, 25% acima do obtido em 2021, quando o crescimento chegou a 70% no volume de vendas de seguro de vida, seguro prestamista e planos odontológicos comercializados via parceiros. Estes resultados refletem a estratégia que adotamos, ampliando as parcerias para novos segmentos e canais de distribuição; a oferta de produtos e soluções customizáveis aos clientes e parceiros – seguros de vida e acidentes pessoais, prestamista, planos odontológicos; os investimentos contínuos em plataformas digitais, tecnologia, e na digitalização dos processos chave do ecossistema – tendo as APIs como maior destaque”, orgulha-se Tomei.

Fonte: Sonho Seguro