Como a capacitação contribui para a carreira de corretoras parceiras do Grupo Bradesco Seguros

Oriane Abreu cresceu no mundo dos seguros. Filha de corretores, desde jovem já ajudava os pais com alguns cálculos, propostas e implementações – o que hoje é automático, antes tinha que ser elaborado à mão. Quando adulta seguiu trabalhando como corretora de seguros, profissão que exerce até hoje. Apesar de todo o conhecimento de uma vida dedicada a esse mercado, além da base da experiência dos pais e irmãos corretores, para ela é preciso seguir buscando conhecimento.

Atuando em Campo Grande (MS), ela trabalha com diversas modalidades de seguro, cada uma com uma vasta gama de produtos disponíveis. E, apesar do conhecimento geral, o grande diferencial está em atuar consultivamente – e cada vez mais personalizado – entendendo as particularidades dos produtos oferecidos e as reais necessidades dos clientes. Nesse sentido, a capacitação direcionada se torna cada vez mais fundamental para o sucesso do processo de vendas e da relação com o cliente. Por isso, a corretora é assídua nos cursos da Universeg, plataforma educacional do Grupo Bradesco Seguros. Similar a dinâmica de um streaming, ela oferece conteúdos em diversos formatos, propiciando o desenvolvimento contínuo e personalizado dos usuários. Apenas em seu primeiro ano de funcionamento, já contava com mais de 145 mil acessos e com novos materiais sendo lançados mensalmente – não só voltados para o desenvolvimento de carreira, mas também para promover o autoconhecimento, de forma gratuita.

“Para vender um seguro na prática precisamos da teoria”, afirma Oriane. A corretora sempre frequentou os cursos presenciais oferecidos pela sua sucursal. Porém, de acordo com ela, tudo mudou para melhor com a capacitação virtual oferecida pela Universeg. “Me encantei com os cursos online. Além de abordarem diversos temas, existem cursos curtos, de cinco ou dez minutos, que conseguimos encaixar em nossa rotina corrida ou fazê-los quando a nossa cabeça está mais tranquila”, diz a corretora, que já fez mais de 200 cursos da plataforma, sendo reconhecida no T&M (Treinando e Motivando), uma das maiores campanhas comerciais do Grupo Bradesco Seguros, voltada ao segmento de Corretores Rede.

Outra parceira que utiliza muito as ferramentas de capacitação da companhia é a Herica Moreira, que atua como corretora em Porto Velho (RO). Após 20 anos atuando como bancária, fez uma transição de carreira para os seguros. “Uma coisa que precisamos considerar em uma mudança de profissão são os custos para se especializar em uma nova área. Com a plataforma do Grupo Bradesco Seguros consigo melhorar o meu conhecimento em diversas áreas do mercado e desenvolvimento pessoal com custo zero”.

Dentre os cursos preferidos de Herica estão os sobre previdência, seguro saúde, residencial, consultoria e o de inteligência emocional. Com a atualização da plataforma, que agora também está disponível em dispositivos móveis, a corretora pode acessar os materiais de qualquer lugar. “Estar na palma da mão facilita muito o uso. Hoje busco utilizar alguns tempinhos ociosos, em que antes usava as redes sociais, para fazer algum curso curto. Esses dias ouvi um podcast da plataforma sobre negociações em momentos difíceis, enquanto esperava um cliente, que me ajudou muito na negociação, em expor da melhor maneira o produto e como seria benéfico para ele”, afirma Herica.

O novo canal de acesso da plataforma, o aplicativo Universeg, foi lançado em outubro deste ano e conta com mais de 32 funcionalidades, além de tela inicial totalmente personalizável, sendo possível adaptar a ferramenta de acordo com uso.

Para Valdirene Soares, Diretora de Recursos Humanos, Ouvidoria e Sustentabilidade do Grupo, a Seguradora tem uma longa tradição de investimento em capacitação e dedicação para disponibilizar conteúdos indispensáveis para a formação dos parceiros de negócios. “Buscamos aprimorar nossos processos de capacitação por meio de conteúdo de qualidade e nos mais variados formatos, como vídeos, podcasts, entre outros. Nosso intuito é continuar otimizando e aperfeiçoando a plataforma, de forma que ela se adeque cada vez mais na rotina dos nossos parceiros e contribua de forma contínua no seu desenvolvimento pessoal e profissional”, finaliza a executiva.

Fonte: CQCS