7 maneiras de usar a automação de seguros de forma eficaz em 2023

À medida que 2022 termina, operadoras, agentes, corretores e fornecedores do setor de seguros estão pensando no que vem a seguir. A maioria dos economistas concorda que uma recessão se aproxima, mas a taxa de inflação desacelerou, e isso fornece algum otimismo sobre a duração e a profundidade de uma possível desaceleração. Independentemente disso, as circunstâncias econômicas levaram os provedores de seguros a procurar maneiras de melhorar a eficiência e a fidelidade do cliente.

As seguradoras experientes podem aproveitar as tendências e tecnologias digitais que já estão surgindo para simplificar os processos voltados para o cliente, melhorar a jornada do cliente e construir relacionamentos mais positivos e valiosos no próximo ano. Aqui está uma análise mais detalhada das sete tendências de 2023 e como as seguradoras com visão de futuro podem usá-las para obter uma vantagem competitiva e levar o setor a um futuro melhor.

Expansão das fontes de dados‍

As seguradoras mais bem-sucedidas já estão usando dados e análises para refinar suas práticas de subscrição e gerenciar riscos com mais eficiência. As seguradoras também contam com dados para lidar com a resposta a desastres. No próximo ano, as seguradoras irão dobrar os dados e expandir suas fontes, encontrando informações valiosas de uma ampla variedade de conjuntos de dados, incluindo dados do lençol freático cívico e imagens capturadas por câmeras de precisão. Em 2023, dados mais abrangentes gerarão maior eficiência e aumentarão os resultados.

Mais produtos de seguros na nuvem ‍

A migração de produtos de seguros de sistemas locais para a nuvem será acelerada no próximo ano. Muitas seguradoras já deram o salto inicial e transferiram algumas das principais funcionalidades do produto para a nuvem, mas nos próximos meses haverá um esforço contínuo para utilizar a nuvem e simplificar ainda mais as operações.

Impacto da legislação de privacidade de dados no gerenciamento de sinistros

As seguradoras que operam no Canadá e nos EUA devem estar atentas às proteções de privacidade promulgadas nos níveis federal, estadual e provincial. Isso ocorre porque pode afetar a forma como eles lidam com reivindicações, incluindo acesso e armazenamento de dados. Por exemplo, nos Estados Unidos, alguns estados são os pagadores de sinistros de compensação dos trabalhadores, portanto, as seguradoras estão sujeitas às leis estaduais, além das proteções federais de privacidade, como a HIPAA. A legislação de privacidade está em alta, e a maneira mais eficiente de lidar com isso é incorporar a conformidade à tecnologia no nível básico.

Crescimento de mensagens de texto comerciais

A maioria das pessoas deseja que as empresas se comuniquem com elas por texto - de acordo com um estudo, 64% dos clientes em geral desejam mais comunicação por texto das marcas e mais de 80% dos clientes da Geração Z preferem esse canal. As mensagens de texto comerciais estão aumentando nos EUA, por isso é fundamental que as seguradoras entendam a importância de obter e gerenciar o consentimento do consumidor para comunicação de texto e integrar totalmente as funções de aceitação e exclusão. O gerenciamento adequado da comunicação de texto usando consentimento e mensagens valiosas melhorará o alcance e o relacionamento com o cliente.

Eficiência dos sistemas principais ‍

Como parte de seu esforço em direção a uma maior eficiência, as seguradoras revisarão a função das tecnologias principais, como gerenciamento de relacionamento com o cliente e sistemas de gerenciamento de conteúdo. Em projetos destinados a melhorar a fidelidade do cliente e os resultados de alcance, as seguradoras buscarão maneiras de agilizar e simplificar os sistemas, avaliar a sobreposição de produtos e buscar a integração vertical para obter eficiência e cortar custos.

Imediatismo de informações e pagamentos

O modelo de compra SaaS, ou seja, taxas mensais regulares para informações e serviços, está ganhando força em vários setores em relação aos grandes investimentos iniciais mais tradicionais. O imediatismo de informações e pagamentos oferecido por esse modelo fará incursões no setor de seguros em 2023 para agilizar o processamento de pagamentos e oferecer maior flexibilidade. É provável que essa tendência gere mudanças em todo o setor, inclusive no lado do pagamento de sinistros e nos processos de cobrança de prêmios. As seguradoras precisarão ter a tecnologia certa de processamento e automação de pagamentos para garantir que os pagamentos e as informações disponíveis sejam o mais fácil possível para os clientes.

Evolução da casa inteligente e da cidade inteligente

A tecnologia existe hoje para aproveitar os dados de casas e cidades inteligentes para manter as pessoas mais seguras e prevenir ou mitigar danos à propriedade. Mas primeiro, preocupações amplas sobre privacidade, consentimento, transparência e confiança terão que ser abordadas. As seguradoras serão fundamentais para desbloquear esse futuro com melhores políticas cibernéticas, mas avançar também exigirá ação do governo e consenso do consumidor sobre confiança e segurança. Este é um momento emocionante para transportadoras, agentes, corretores e fornecedores do setor de seguros. As tecnologias digitais e os recursos de dados e análises estão gerando novas possibilidades em todas as facetas das operações, desde a comunicação com o cliente até a adjudicação de sinistros.

As seguradoras inteligentes estão se antecipando a essas tendências usando tecnologia automatizada para entender as expectativas do cliente, aumentar a fidelidade do cliente, proteger a privacidade e melhorar a eficiência. Haverá desafios no próximo ano, e uma desaceleração econômica parece quase inevitável. Dito isso, as seguradoras que automatizam os fluxos de trabalho e a comunicação podem se antecipar, competir com mais eficiência e prosperar em 2023.

Fonte: Insurtalks