O que é mapeamento eletrônico da saúde?

Cuidar da saúde dos colaboradores é essencial para manter a produtividade e melhorar os resultados da empresa. Mas, por onde começar? Foi para responder essa dúvida que a Porto Saúde criou o Mapeamento Eletrônico de Saúde, uma ferramenta que ajuda as áreas de recursos humanos e saúde ocupacional das instituições a identificarem a forma mais eficiente de promover a saúde dos funcionários.

Quer saber como funciona? Então continue lendo este artigo que a gente explica tudo que você precisa saber sobre o programa!

Como funciona o Mapeamento Eletrônico de Saúde?

O primeiro passo para se resolver um problema é saber que ele existe. Por isso, o Mapeamento Eletrônico de Saúde começa traçando o perfil epidemiológico dos colaboradores.

O perfil epidemiológico é um estudo feito a partir de questionários personalizados e tem como objetivo avaliar alguns pontos importantes para a promoção da saúde, como: hábitos de vida, histórico familiar e pessoal e doenças prévias, por exemplo.

Ao final do estudo, é possível identificar pontos críticos e entender quais problemas precisam de soluções imediatas e quais são uma questão de prevenção a longo prazo.

Isso irá ajudar a empresa a encontrar as iniciativas mais eficientes para cuidar da saúde dos funcionários.

Quais as vantagens do Mapeamento Eletrônico de Saúde?

Investimento estratégico em saúde

A principal vantagem do Mapeamento Eletrônico de Saúde é ajudar a empresa a investir de forma estratégica na saúde do colaborador.

Por exemplo, se a empresa identifica que muitos colaboradores se alimentam bem, mas sofrem com problemas de coluna, é mais interessante investir em um programa de prevenção de dores crônicas do que um programa de nutrição.

Essas informações são essenciais para se ter uma visão geral da saúde dos funcionários e evitar gastos desnecessários com ações e iniciativas que não são adequadas para o perfil da equipe.

Redução dos custos com planos de saúde

Quando há o uso inadequado dos recursos do plano de saúde, o reajuste é maior no ano seguinte, o que representa mais custos para a empresa.

Com o Mapeamento Eletrônico da Saúde, você consegue direcionar aqueles que precisam de atendimento para um programa de referência, promovendo ações de prevenção eficientes, que irão melhorar a saúde geral da equipe.

Funcionários mais saudáveis tendem a usar menos os serviços do plano, o que ajuda a diminuir os gastos ao oferecer o benefício.

Lembre-se, apenas, que não se deve forçar o funcionário a participar do mapeamento apenas para reduzir custos. É preciso que a percepção da iniciativa seja positiva para os dois lados.

Aumento do bem-estar e da produtividade

As iniciativas definidas com base no Mapeamento Eletrônico de Saúde tendem a ser mais eficientes na melhoria do bem-estar e da saúde dos colaboradores, já que são personalizadas especialmente para eles.

Muitos funcionários vivenciam efeitos positivos não só na saúde física, como também na saúde mental. Isso impacta diretamente na produtividade, já que o foco e a concentração também melhoram consideravelmente.

Fortalecimento do compromisso com a empresa

Quando o colaborador sente que a empresa cuida bem dele, ele tende a retribuir o cuidado e passa a trabalhar com mais motivação e carinho. É uma relação onde só há benefícios para ambos os lados!

Além disso, um funcionário que se sente bem no trabalho dificilmente irá trocá-lo por outra empresa. Isso ajuda a instituição a diminuir a rotatividade e ainda se destacar no mercado como um bom lugar para se trabalhar.

Quem pode acionar o Mapeamento Eletrônico de Saúde?

O Mapeamento Eletrônico de Saúde pode ser acionado pelas áreas de Recursos Humanos ou Saúde Ocupacional das empresas. É só entrar em contato com o gestor de relacionamento responsável e solicitar um agendamento para conhecer a ferramenta.

Clique aqui para saber mais sobre o Mapeamento Eletrônico de Saúde.

Fonte: Porto Seguro