Minidocumentário mostra a importância do empreendedorismo para o público egresso do sistema prisional

Em 2021, o Instituto Ação Pela Paz apoiou cinco projetos de empreendedorismo, que promoveram capacitação técnica e apoio psicossocial aos beneficiários. Ao todo, 74 pessoas egressas do sistema prisional participaram dessas iniciativas, sendo que 20 delas geraram renda com seus microempreendimentos como vendas de massa, bolos, doces, barbearia, cabeleireiro, brindes promocionais, entre outros.

No ano passado, o Ação Pela Paz seguiu com a assistência a diversos programas de apoio ao egresso, com a assistência da CNseg.

Exemplificando um pouco desse trabalho, mostramos de que maneira um curso de confeitaria, organizado pelo Responsa, ajuda a dar um novo caminho para quem deixa o crime no passado. Registramos um pouco das aulas, que foram realizadas nas dependências da ONG Mensageiros da Esperança, em São Paulo.

Os entrevistados contam como atuar em um negócio próprio pode ser uma alternativa para esse público gerar renda e se integrar à sociedade.

Veja essa história no segundo vídeo da série "Olhar Mais de Perto", disponível no YouTube.

Fonte: CNseg