Para ter um passeio de bicicleta tranquilo o uso de capacete é primordial

A bicicleta é um meio de transporte altamente recomendado pois faz bem para a saúde e é benéfico para o meio ambiente. Porém, assim como outros meios de transporte, exige que o individuo utilize os equipamentos de segurança para se proteger no caso de um acidente. O capacete é um desses equipamentos.

O capacete é utilizado para proteger a cabeça do ciclista contra impactos e evitar que uma lesão grave venha a acontecer. Existem diversos modelos disponíveis no mercado e por isso uma pesquisa antes da compra do equipamento é válida.

Após adquirir o capacete e garantir que está em boas condições, é preciso saber usá-lo corretamente. O primeiro passo é prender com firmeza o equipamento no pescoço, geralmente eles possuem alças reguláveis para o usuário ajustar de uma maneira que fique confortável. Após isso é preciso garantir que o capacete está centralizado.

Outra dica importante é realizar inspeções periódicas no capacete para certificar-se que não há rachaduras ou qualquer outro tipo de dano. Caso seja encontrado algum defeito é preciso trocá-lo pois ele não protegerá como deve.

SindsegSC

O SindsegSC - Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e de Capitalização do Estado de Santa Catarina é uma entidade representativa do mercado de seguros com 98 anos de existência. É também desde 2020, uma Entidade Laço Amarelo certificada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária - ONSV, em reconhecimento às ações desenvolvidas por um trânsito mais seguro e responsável.

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras