A Tecnologia Como Protagonista Das Maiores Transformações No Seguro De Vida

O seguro de vida é um dos produtos da indústria seguradora que mais cresceu nos últimos anos e é o que mais tende a se transformar à medida que a expectativa de vida aumenta e as tendências de saúde mudam. Nesse cenário, a tecnologia cumpre o papel de protagonista das transformações mais basilares: viabilizar o compartilhamento de dados, o desenvolvimento da biotelemetria e dos dispositivos conectados que oferecem suporte ao monitoramento dos sinais vitais dos pacientes e do histórico médico (como werables, por exemplo).

Autosserviço

Mesmo com o aumento da procura pelo seguro de vida, os consumidores dos tempos atuais são extremamente exigentes, tanto em relação ao produto, quanto em relação a toda a sua jornada de consumo. Assim, para oferecer uma experiência elevada ao cliente, as seguradoras devem estar dispostas a modernizar sistemas, inovar e acompanhar a evolução digital adequando-se às mudanças nas expectativas do consumidor.

Os clientes de seguro de vida também esperam poder gerenciar suas necessidades de seguro 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem sair de casa. O uso das tecnologias certas permite que as seguradoras atendam a essas demandas dos clientes. Permitir que os clientes atendam a si mesmos, em tarefas mais cotidianas e simples, pode resultar em excelentes resultados, já que o autosserviço é uma tendência em diversos segmentos.

Tecnologia como aliada na economia de recursos

Ao adotar a tecnologia que pode lidar com tarefas manuais, repetitivas e com uso intensivo de recursos, as seguradoras tradicionais e da nova era podem liberar sua equipe para concentrar energia e valor em sinistros e serviços mais complexos. A longo prazo, pequenas mudanças, como reduzir o número de chamadas de atendimento ao cliente e integrar serviços de suporte entre plataformas ou aliviar o tédio de integrar e automatizar formulários de registro, podem gerar economias críticas de despesas operacionais.

Melhoria no relacionamento com o beneficiário

O relacionamento com um beneficiário de seguro de vida costuma começar, infelizmente, quando o cliente morre. No entanto, com as ferramentas de comunicação à distância disponíveis hoje em dia, é possível que o corretor (com o consentimento do beneficiário), construa uma relação de consultoria mais apurada e de maior benefício para ambos. Além disso, de acordo com o relatório “ Principais tendências de seguros de vida para 2023 ” da Capgemini, as seguradoras de vida estão entrando em um período de altos pagamentos em que a retenção de ativos será a chave para a sobrevivência de todas as seguradoras de vida. A “Grande Transferência de Riqueza ” já começou, e a expectativa é de que os baby boomers passem mais de US$68 trilhões para seus filhos nos próximos 20 anos.

Por isso, as relações construídas com os beneficiários podem ser uma maneira de fechar a propriedade do seguro e a lacuna na aposentadoria. Nesse sentido, há oportunidade para as seguradoras no processo de orientar os beneficiários em suas reivindicações.

Novas tecnologias permitiram camadas adicionais de ajuda administrativa e emocional aos beneficiários

Beneficiários de seguro de vida podem levar em média 420 horas de trabalho ao longo de 13 meses para concluir os processos pós-morte de um ente querido - ou seja, preparativos para o funeral, administração do patrimônio, fechamento de contas, etc. - além do incalculável custo emocional. A Era moderna e as suas tecnologias permitiram que as seguradoras de vida estendessem as formas pelas quais eles apoiam os beneficiários além da segurança financeira, aproveitando a tecnologia para fornecer às famílias enlutadas camadas adicionais de ajuda administrativa e emocional.

Reimaginação do que o seguro de vida pode fornecer

As principais seguradoras de vida, como a MetLife, adotam a tecnologia para aprimorar seu conjunto de serviços adicionais de concierge - desde aconselhamento de luto até assistência funerária - que ajudam as famílias a superar momentos extraordinariamente difíceis. A New York Life também oferece recursos de luto para apoiar as famílias durante o luto e oferece aos beneficiários os serviços de nossa plataforma, Empathy , para fornecer apoio logístico e emocional. Essa reimaginação do que o seguro de vida pode fornecer vai além de um mero serviço altruísta para os consumidores — é uma verdadeira situação de criação de valor que pode beneficiar as próprias seguradoras, especialmente quando se trata de retenção de ativos.

Haverá sempre maneiras inovadoras de abordar as soluções tecnológicas

Há ainda muitas tecnologias a serem descobertas e desenvolvidas para responder às novas necessidades e aos novos tipos de consumidor que irão surgir no segmento do seguro de vida. No entanto, por trás de todo processo digital, precisa existir o toque humano e a certeza do objetivo final do seguro de vida que será sempre diminuir o desconforto físico e/ ou emocional de um ser humano em um momento de extrema vulnerabilidade. Dessa forma, haverá sempre maneiras inovadoras de abordar as soluções tecnológicas para que elas protagonizem as transformações no seguro de vida em favor do bem estar dos beneficiários e da indústria de seguros de vida como um todo.

Fonte: Insurtalks