Dia Mundial da Saúde Bucal: planos odontológicos seguem com amplo crescimento no Brasil

O Dia Mundial da Saúde Bucal, celebrado em 20 de março, tem o objetivo de conscientizar e incentivar ações para promover a boa saúde bucal da população. De acordo com dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), em janeiro de 2023, os planos exclusivamente odontológicos registraram cerca de 30,7 milhões usuários, mantendo o amplo crescimento do ano passado. No período, houve crescimento de cerca de 2 milhões de beneficiários, o equivalente a 7%.

A Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), representante grandes grupos de operadoras de planos de saúde médico-hospitalares e odontológicos do país, observa que os números reforçam a preocupação e o interesse do brasileiro pelos cuidados com a saúde bucal. Na avaliação da entidade, os planos odontológicos promovem acesso a cuidados bucais a um maior número de pessoas, com serviços de qualidade. Trata-se de um avanço importante em termos de saúde e bem-estar da população, que passa a ter tratamento odontológico constante e regular, seja por meio da prevenção ou tratamento. Por meio da Odontologia Suplementar, as associadas à FenaSaúde fomentam e ampliam o acesso da população brasileira para esses cuidados.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças bucais afetam cerca de 3,5 bilhões de pessoas no mundo e costumam estar associadas a outros problemas graves de saúde como problemas cardiovasculares, hipertensão e diabetes. Além do risco que elas trazem, as questões de saúde bucal causam dor, desconforto, provocam isolamento social, perda de autoconfiança e absenteísmo no trabalho ou na escola.

Fonte: FenaSaúde