Pagamento de benefícios à população segurada cresce 8,2% no primeiro trimestre de 2023

Levantamento da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida – Fenaprevi, com base nos dados da Superintendência de Seguros Privados – Susep, aponta que o setor de seguros de pessoas aumentou o pagamento de benefícios à população segurada em 8,2% na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior. Ao todo, no primeiro trimestre 2023, foram pagos R$ 3,66 bilhões, cerca de R$ 300 milhões acima do registrado no mesmo período do ano passado.

Desse total, 54% (R$ 2 bilhões) foram em seguro de Vida (individual e coletivo), 18% (R$ 650 milhões) em seguro Prestamista, 14% (512 milhões) em seguro de Acidentes Pessoais e 14% nos demais ramos. Já as principais variações no período foram nos ramos de seguro Viagem (138,5%), Acidentes Pessoais (47,7%) e Doenças Graves/Terminais (33,1%). Por outro lado, vale destacar que tanto Vida individual quanto em grupo registraram variações negativas no período, retrações de 12,5% e 1,8%, respectivamente.

Setor de seguro de pessoas cresce 12,5% no primeiro trimestre de 2023

O estudo indica ainda que os prêmios em seguros de pessoas cresceram 12,5% na comparação com o primeiro trimestre de 2022, somando R$ 14,6 bilhões em prêmios, valor R$ 1,6 bilhões acima do registrado no mesmo período do ano anterior. Ao detalhar por ramo, o maior crescimento foi em seguro Viagem (19,0%), seguido pela expansão nos prêmios do seguro Funeral (18,3%) e no seguro de Vida Individual (17,5%).

Ao distribuir o total de prêmios arrecadados pelos ramos, percebe-se que 47% dos prêmios foram em seguros de Vida, 29% no seguro Prestamista, 12% no seguro de Acidentes Pessoais e 12% nos demais ramos. Isso equivale a dizer que o seguro de Vida arrecadou R$ 6,9 bilhões, que R$ 4,2 bilhões foram no seguro Prestamista, R$ 1,8 bilhão no seguro de Acidentes pessoais e R$ 1,7 bilhão nos demais ramos.

Sobre a FenaPrevi

A Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi) representa 64 Associadas que, atualmente, respondem por mais de R$ 1 trilhão em negócios do mercado de seguros de pessoas e de planos abertos de previdência privada complementar. Tem como responsabilidade manter o constante diálogo entre as representadas, o setor público e a sociedade visando aperfeiçoar o ambiente de negócios e estruturar produtos e serviços cuja finalidade é a proteção social e a segurança dos clientes das Associadas. A Federação também tem como missão difundir entre a população a cultura securitária e previdenciária, de forma clara, transparente e permanente, e de colaborar para o desenvolvimento social e econômico do País.

Saiba mais sobre a Federação em www.fenaprevi.org.br ou acompanhe os temas, projetos e ações pelas redes sociais no Fb.com/FenaPrevi e LI.com/FenaPrevi.

Fonte: FenaPrevi