4 tipos de Seguro Viagem e suas coberturas

O seguro-viagem é uma proteção fundamental para quem pretende viajar. Ele pode oferecer cobertura para uma variedade de situações imprevistas, como doenças, acidentes, cancelamento de voos, perda de bagagem, o que proporciona tranquilidade ao viajante.

Mas, apesar de ser um item indispensável, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a sua importância e sobre qual tipo é indicado para atender suas necessidades, perfil e expectativas.

Coberturas obrigatórias

Desde 2016, quando recebeu novas regulamentações pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), todo seguro viagem precisa, obrigatoriamente, oferecer coberturas para despesas médicas, hospitalares e odontológicas, além de garantia de regresso, repatriação sanitária e funerária. Os demais serviços vão de acordo com os valores contratados.

Tipos de seguro-viagem

Para facilitar o entendimento, a CORIS, empresa especialista em seguro viagem, explica quais são as principais características de cada uma das coberturas de seguro viagem existentes.

1. Seguro Viagem nacional

O seguro viagem nacional é voltado para quem quer viajar protegido pelos destinos brasileiros, acima de 70 quilômetros do local de residência. Ainda que o viajante tenha um plano de saúde, a maioria não possui cobertura nacional. Além disso, o plano de saúde não cobre odontologia nem imprevistos como extravio de bagagem, cancelamento de viagem, atraso de voo, repatriações etc.

2. Seguro Viagem internacional

O seguro viagem internacional tem as mesmas características, mas sua validade é mundial, exceto no país de residência do viajante. Alguns destinos, inclusive, exigem que o viajante apresente um comprovante da contratação do seguro viagem para permitir a entrada em seus territórios, como os países europeus que fazem parte do Tratado de Schengen.

Já para viajantes com destino aos Estados Unidos, o seguro não é obrigatório, mas é altamente recomendado pelos valores exorbitantes cobrados pelos seus atendimentos. Tanto para os Estados Unidos quanto para a Europa, a CORIS recomenda coberturas mais completas, como os planos MAX e VIP, a partir de 100 mil e até 1 milhão para despesas médicas, hospitalares e odontológicas.

3. Produtos multiviagens

Para turistas que viajam frequentemente, seja para lazer ou negócios, os produtos multiviagens são ideais, pois possuem validade de um ano e o passageiro pode permanecer por um período determinado em cada destino, sem precisar validar sua apólice a cada viagem.

4. Seguro Viagem intercâmbio

Especialmente elaborado para os estudantes de até 60 anos que desejam fazer curso de graduação, especialização ou, até mesmo, para quem quer aprender um novo idioma no exterior, o seguro-viagem intercâmbio exige a comprovação da contratação do curso pelo período de até 18 meses. Nesse tipo de seguro, ainda é possível incluir adicionais de assistência e coberturas.

Fonte: CQCS