Direto do Fórum Europeu de Seguros, em Bruxelas: presidente da CNseg convoca seguradoras globais à ação climática na COP30
Durante a 15ª edição do Fórum Europeu de Seguros, em Bruxelas, o presidente da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), Dyogo Oliveira, fez um apelo direto ao mercado segurador internacional: é preciso construir uma posição unificada para a COP30, que ocorrerá em Belém, Pará, em novembro deste ano.
Seguro e clima: o setor precisa ser parte da solução
Em um painel lotado com lideranças globais do setor segurador, Oliveira afirmou, durante o Fórum Europeu de Seguros:
“Todos aqui são stakeholders. Todos influenciam e dialogam com seus governos. É hora de agir coletivamente para garantir que o seguro seja visível e valorizado no arcabouço global das políticas climáticas”.
Segundo ele, o Brasil não pode sustentar sozinho a inserção do setor nas negociações da COP30:
“A COP é uma negociação entre governos. Não basta que apenas o Brasil defenda o papel dos seguros. Precisamos de uma mobilização global”, afirmou o presidente da CNseg
Panorama do seguro brasileiro durante o Fórum Europeu de Seguros
Oliveira apresentou um retrato do mercado de seguros no Brasil, que em 2024 cresceu quase 12% e atingiu 6,5% do PIB. A meta: chegar a 10% do PIB, alinhando-se a países da OCDE. Apesar da nova tributação sobre fundos de previdência, o setor mantém otimismo quanto ao seu papel no desenvolvimento econômico e social.
Desastres naturais: perdas bilionárias e baixa cobertura
O presidente da CNseg destacou a tragédia no Rio Grande do Sul, que gerou perdas superiores a R$ 100 bilhões, com apenas 6% segurados. O dado evidencia a fragilidade dos países em desenvolvimento e reforça a urgência de ampliar a inclusão securitária.
“Não podemos permitir que surjam zonas sem seguro. Precisamos inovar, criar sistemas globais de compartilhamento de riscos e desenvolver produtos inclusivos, que protejam também os mais vulneráveis. Clima é risco. E risco é o nosso negócio”, disse Dyogo Oliveira, durante o Fórum Europeu de Seguros, em Bruxelas
Casa do Seguro na COP30: visibilidade para o setor
Como parte da estratégia brasileira, Dyogo anunciou, durante o Fórum Europeu de Seguros, em Bruxelas, a criação da Casa do Seguro, espaço oficial da CNseg na COP30. O objetivo é promover diálogos técnicos, articulações com governos e eventos com foco em seguro e clima.
A CNseg também articula a criação de um "Dia do Seguro" na programação oficial da COP, para consolidar a presença da indústria seguradora nas soluções para a transição climática.
Fonte: CNseg | Notícias do seguro