Comissão de Ética Intersindical - Balanço de Atividades

SINDESESC COMISSÃO DE ÉTICA INTERSINDICAL - BALANÇO DE ATIVIDADES A Comissão de Ética Intersindical encerra 2002 comemorando o elevado grau de reconhecimento, que vem sendo manifestado pelo mercado segurador, em relação às contribuições que têm dado em prol do segmento. Em diversas oportunidades, profissionais corretores de seguros e executivos de seguradoras manifestaram seu apreço pelos trabalhos desenvolvidos. Em setembro passado, a Comissão recebeu as diretorias dos sindicatos dos corretores e das seguradoras no Paraná que vieram conhecer nosso modelo e rotinas, de forma a implantar o mesmo em seu Estado. Recentemente, os Estados de SP e do RS também manifestaram interesse. Nessa mesma linha, o Superintendente da SUSEP, registrou seu apoio em diferentes ocasiões. Em relação às denúncias apresentadas, ainda prevaleceram reclamações relacionadas com bônus indevidos (40%). Todavia, como em 2002, a Federação Nacional das Seguradoras (FENASEG) consolidou efetivamente sua Central de Bônus, possibilitando consultas que atendem já a 92% dos negócios no ramo Auto, acredita-se que os problemas desta natureza serão gradativamente reduzidos. O segundo maior índice de denúncias, com 30% dos casos, referiu-se à apropriação de valores destinados ao pagamento de prêmios de seguro. São os casos onde o corretor ou preposto recebe pagamento a vista, ou em poucas parcelas, e fraciona a apólice no máximo de vezes possível. Como regra geral, não consegue quitar as prestações, expondo o cliente ao risco, sendo relativamente comum a ocorrência de sinistros. Para inibir tais fatos, as seguradoras estão tornando cada vez mais rigorosa a aceitação de pagamentos apenas com cheques do próprio segurado. Os demais casos, de menor proporção, divergiram em sua natureza, existindo desde corretor "bancando" a franquia até fraudes em sinistro e desvio de mapas de renovação de seguros. Como muitas das situações não apenas ferem a ética do mercado como também consistem em crime (fraudes, estelionatos, etc) sendo, portanto, passíveis de penalidades legais, a comissão têm se preocupado com a orientação ao setor. Assim, em março promoveu a palestra "Ética nos Negócios" (Prof. Celestino Secco) e, em junho, o primeiro painel sobre "Ética no Mercado de Seguros". Em 2003, a Comissão pretende intensificar tais eventos, levando-os as principais macro-regiões de SC.