IRB anuncia medidas para aumentar transparência na gestão

O Instituto de Resseguros do Brasil (IRB-Brasil Resseguros) divulgou na tarde de hoje (27) uma nota à imprensa informando a adoção de uma série de medidas pela empresa para aumentar a transparência com relação a sua gestão. Uma das ações é antecipar, de dezembro para outubro deste ano, a implantação do Sistema Integrado de Negócios, um mecanismo de negociação da entidade com seus clientes, via internet.Outra medida é realizar uma reforma administrativa e criar três órgãos para melhorar a administração da empresa estatal: uma gerência de controles internos e avaliação de riscos, uma ouvidoria e um conselho consultivo formado quatro membros indicados pelo IRB e por três indicados pela Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização (Fenaseg).O IRB, segundo a nota, também decidiu permitir que os segurados e suas seguradoras obtenham cotação, no mercado externo, para seus chamados negócios facultativos, ou seja, seguros que não estejam cobertos nos contratos automáticos com o instituto. Atualmente, quem faz a cotação para esses contratos complementares de resseguros é o próprio IRB ou corretores indicadas por ele.As regras de colocação de riscos no exterior também foram aperfeiçoadas pela direção da empresa e estão disponíveis na página do IRB. A partir de sexta-feira (1º de julho), também serão publicadas as informações sobre as colocações do Brasil Resseguros no mercado internacional. A página do Instituto é www.irb-brasilre.com.br.O resseguro é uma espécie de seguro do seguro, usado como garantia para casos em que o contrato é superior à capacidade financeira da empresa seguradora. Assim, o risco é jogado para uma resseguradora, que pode repassá-lo para uma outra resseguradora e assim por diante. Atualmente, no Brasil, a atividade é monopólio do IRB, por isso, qualquer outro contrato que não seja com a empresa tem que ser feito no exterior. (Agência Brasil)