Reservas de previdência crescem 25,5% até outubro, para R$ 72 bilhões

As reservas da previdência complementar cresceram 25,51% no acumulado até outubro, para R$ 72 bilhões, segundo dados da Anapp (Associação Nacional da Previdência Privada), divulgados hoje. Pela primeira vez, os planos tradicionais deixaram de liderar o ranking de volume de depósitos no sistema de previdência complementar, dando lugar aos PGBL, com 36% do total, e VGBL, com 35%. Em outubro de 2005, os planos tradicionais representaram apenas 28% do total de depósitos no sistema. Os Fapi completam o mix com 1% do total de recursos. As provisões dos VGBL tiveram o crescimento mais expressivo, 55%, passando de R$ 16,2 bilhões para R$ 25,1 bilhões. O PGBL cresceu 30% no período, sendo que a carteira do produto passou de R$ 15,4 bilhões para R$ 20 bilhões entre outubro de 2004 e outubro de 2005. As reservas de planos tradicionais passaram de R$ 25,4 bilhões para R$ 26,5 bilhões, o que representou um crescimento de 5% nos últimos 12 meses. Segundo comunicado da Anapp, o desempenho deveu-se ao avanço dos planos PGBL e VGBL no período de outubro de 2004 a outubro de 2005. Enquanto a carteira de planos tradicionais apresentou recuo de 16 pontos percentuais, passando de 44% para 28%, os PGBL e os VGBL avançaram, respectivamente, 9 pontos percentuais e 7 pontos percentuais. (Fenaseg)