Captação alcançou R$ 14,2 bilhões até outubro de 2005

A captação dos planos de previdência alcançou R$ 14,2 bilhões até outubro deste ano, o que representou uma queda de 1,80% no comparativo com o mesmo período do ano passado, quando o volume de novas contribuições atingiu a marca de R$ 14,5 bilhões. A informação é de estatística da Anapp – Associação Nacional da Previdência Privada. Esse volume de recursos representa 80% do total de novos depósitos arrecadados em 2004, que somaram R$ 17,7 bilhões. Entre os produtos, o VGBL liderou o ranking de captação, com R$ 8,1 bilhões (57% do total arrecadado), apresentando alta de 3,14% em relação ao resultado apresentado no período de janeiro a outubro de 2004, que foi de R$ 7,8 bilhões. Em seguida, vêm os PGBL, com R$ 3,4 bilhões (24% do total), que teve queda de 8,8% na comparação com o mesmo período do ano anterior, quando foram arrecadados R$ 3,7 bilhões. E, por fim, os planos tradicionais arrecadaram R$ 2,7 bilhões, queda de 6,64% em relação ao período de janeiro a outubro de 2004, o que representa 19% do total arrecadado. Em relação aos tipos de planos comercializados, os produtos voltados para menores de idade tiveram o maior crescimento percentual, 22,8%, passando de R$ 514,3 milhões de janeiro a outubro de 2004 para R$ 631,5 milhões no mesmo período de 2005. Já em relação aos planos individuais, houve uma retração de 1,88%. Entre janeiro e outubro de 2005, ingressaram ao sistema R$ 11 bilhões contra R$ 11,2 bilhões de novas contribuições registradas entre janeiro e outubro de 2004. Por fim, as contribuições de planos corporativos tiveram queda de 6,07%. Entre janeiro e outubro deste ano, foram captados R$ 2,59 bilhões, contra R$ 2,76 bilhões entre janeiro e outubro de 2004. (Fenaseg)