Indústria brasileira de automóveis bate recorde

Em 2005, de acordo com a Anfavea-Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores-, as montadoras brasileiras venderam para o mercado interno 1,715 milhão de veículos, um aumento de 8,6% em relação a 2004, quando a comercialização foi de 1,579 milhão. Os veículos "flex fuel" representaram 71% das vendas no último mês de dezembro e 57% das unidades vendidas são modelos 1.0. Cerca de 70% das vendas foram feitas a prazo. Para este ano a previsão da Anfavea é de as indústrias atinjam uma produção de 1,8 milhão de veículos para o mercado interno. - Estamos assumindo que vamos ultrapassar a barreira de 1,8 milhão de veículos em 2006 vendidos no mercado interno, com um crescimento de 7,1% em relação a 2005. Nós vemos isso como resultado do crescimento da economia como um todo. Nós temos um cenário de queda da taxa de juros. Como 70% das vendas automotivas são feitas financiadas, claro que a queda da taxa de juros tem um impacto positivo e isso suporta as nossas projeções de crescimento de 7,1% - previu Rogelio Golfarb, presidente da Anfavea . Segundo ele, a taxa de crescimento para este ano ainda é um índice "bastante alto". - Nós estamos vindo de taxas sistemáticas de crescimento, de 2005 contra 2004, estamos falando de 2006 contra 2005. Os níveis ainda são bastante altos, mas não podemos assumir que ano sobre ano nós vamos crescer a taxas de 10% a 15%. Portanto, 7,1% sobre um ano que já foi um ano que cresceu bastante, acho que é um performance muito boa para a indústria automobilística brasileira - disse. Fonte: O Globo On line (Fenaseg)