Após evento em SC, seguradores entregam ao Presidente Lula

Em entrevista ao SindsegSC NOTÍCIAS, o presidente da Fenaseg, João Elisio Ferraz de Campos, antecipou informações sobre o documento “O País, A Sociedade e o Mercado Brasileiro de Seguros, Previdência Complementar e Capitalização”, que, logo após a 1ª ConseguroSC, hoje, 7 de dezembro, foi entregue ao Presidente Lula, que recebeu uma comitiva de 20 conselheiros e diretores da federação em audiência no Palácio do Planalto   O documento contém propostas e sugestões para o desenvolvimento sócio-econômico do País e, conseqüentemente, da atividade seguradora. João Elisio ressaltou que o documento não tem caráter reivindicatório, porque tudo o que for bom para o País e a sociedade, conseqüentemente, será bom para o mercado segurador. “Se houver mais segurança e saúde, se as pessoas viverem mais e houver menos acidentes de trânsito, tudo isso será bom para a sociedade e para o negócio do seguro”, complementou.   Ele chamou a atenção para o fato desses aspectos estarem presentes no estudo,  revelando que quanto maior o IDH de uma população, maior a procura pela proteção dos seguros e previdência; quanto menor a desigualdade social de um país e melhor a sua distribuição de renda mais forte é o seu setor de seguros.   “Trabalhamos para oferecer às pessoas e suas famílias proteção contra riscos pessoais ou de patrimônios, além de termos um papel importante na formação de poupança de longo prazo”, afirmou João Elisio. O montante das reservas técnicas do setor, que constituem a poupança de longo prazo, exemplificou,  já soma R$ 175 bilhões, e o das indenizações pagas anualmente, para reposição de bens, ou amparo a  famílias beneficiárias de seguros de vida ou previdência atinge R$ 36 bilhões.  Sobre a 1ª ConseguroSC, o presidente da Fenaseg disse que o mérito é todo do sindicato estadual: “Foi o primeiro sindicato a promover um evento inspirado na Conseguro nacional realizada pela Federação e a expressiva adesão dos profissionais do setor é a comprovação de que o SinsegSC estava certo”.