Anapp: participação de planos para jovens sobe de 5% para 11,6%

Os  planos  de  previdência  para  jovens  deram um salto em outubro, com captação  de   R$  210,6  milhões, e evolução de 137,82%  na  comparação  com  outubro  de  2005.  Os dados são da Anapp (Associação Nacional  da  Previdência  Privada),  entidade  que reúne 44 empresas que comercializam  planos  de  previdência  privada  no  país. O avanço em comparação ao  mês  de  setembro foi de 104,89%. "Os resultados comprovam  que a  previdência  se converteu em instrumento de acumulação para apoio  aos  filhos", analisa Osvaldo do Nascimento, presidente da Anapp e diretor da Itaú Vida, Previdência e Capitalização, em nota divulgada pela entidade. Com  essa  performance, a receita dos planos de previdência voltados para menores de idade, cuja participação historicamente gira em torno de 5% do mercado,  subiu para 11,60% do total. No total, o mercado captou R$ 1,815 bilhão  no  mês de outubro, com crescimento de 25,78% na comparação com o mesmo  mês de 2005, quando o volume de novos depósitos  chegou a R$ 1,443 bilhão.  Em  relação  a setembro, quando as empresas do setor captaram R$ 1,718 bilhão, a alta foi de 5,64%. No  mês  de  outubro, as contribuições para planos empresariais também se destacaram, com crescimento de 25,59% na comparação com outubro de 2005 e de  12,04%  se comparados com o desempenho de setembro. Foram captados R$ 259,3 milhões, o que representou 14,29% da captação do mês. Por  fim,  os  planos  individuais tiveram captação de R$ 1,345 bilhão, o que representou  um  avanço  de  17,1%  na comparação com outubro de 2005. Na comparação  com setembro de 2006, quando o mercado captou R$ 1,383 bilhão nessa modalidade de plano, houve queda de 2,8%. (Fenaseg)