Criação de Centro Internacional de Resseguro no Rio de Janeiro novamente em discussão

O futuro secretário de Desenvolvimento Econômico, Petróleo, Indústria e Comércio do Estado do Rio de Janeiro, Júlio Bueno, participou, nesta última terça-feira, 26, de reunião na sede da Fenaseg. O secretário veio conhecer de perto o projeto de instalação de um Centro Internacional de Resseguro no Rio de Janeiro.  A proposta é antiga no mercado, mas agora ganha novo fôlego com a aprovação pelo Congresso Nacional do fim do monopólio do resseguro no País, no último dia 20 de dezembro.  Durante a reunião, José Américo Peón de Sá, conselheiro consultivo da Fenaseg, apresentou a proposta ao futuro secretário mostrando os benefícios que o centro pode trazer para a operação de resseguro, para o mercado segurador e também para o País.  A idéia é que sejam oferecidos incentivos fiscais às empresas que se instalarem no centro. Além disso, reunindo em um mesmo local vários agentes do mercado como subscritores de seguradoras, de resseguradoras e corretores de resseguros, será possível facilitar as negociações, evitar deslocamentos, reduzir custos, e agilizar a contratação de resseguro.Outra justificativa apresentada pelo grupo é que o centro contribuirá para descentralizar as atividades econômicas, aliviando a cidade de São Paulo. O Rio de Janeiro é um centro natural por sua cultura de resseguro, decorrente da presença do IRB-Brasil Re, e a proximidade dos órgãos reguladores do mercado, Susep e ANS. Além disso, há ainda a presença de várias entidades do setor, como Fenaseg, Fenacor, Associação Brasileira das Empresas de Corretagem de Resseguros (Abecor-Re), dentre outras. Júlio Bueno considerou o projeto atraente e solicitou ao grupo que seja entregue um resumo executivo das propostas. Ele se comprometeu a analisá-las depois que tomar posse. Para isso uma nova reunião deverá ser marcada no ano que vem. Participaram também da reunião Carlos Alberto Lenz Cesar Protasio (presidente da Abecor-Re), José Arnaldo Rossi (presidente do Conselho de Relações Trabalhistas da Firjan), e Maria Elena Bidino (diretora da Fenaseg).