Capitalização cresce 13,7%

O mercado de capitalização encerrou o primeiro bimestre do ano com faturamento de R$ 1,1 bilhão, resultado 13,7% superior ao registrado em igual período de 2006, de acordo com a Fenacap (Federação Nacional de Capitalização). Para consolidar a boa fase do segmento, as reservas do setor totalizaram, no segundo mês de 2007, R$ 11,3 bilhões, crescimento de 6,6% em relação ao ano passado. Apenas em fevereiro, o mercado movimentou R$ 551, 9 milhões. “Estamos satisfeitos com os números obtidos, contudo, as empresas utilizam o início do ano para o lançamento de produtos e organização de suas estratégias de comunicação e marketing. Dessa forma, esperamos um reflexo positivo dessas iniciativas ainda no primeiro semestre, o que contribuirá para o alcance ou até a superação da meta de expansão de 4,7% no faturamento anual do mercado”, avalia o presidente da Fenacap, José Ismar Alves Tôrres.Com títulos que variam entre R$ 5 e R$ 5 mil, a capitalização traz ao consumidor a oportunidade de adquirir um bem ou serviço com seu pagamento à vista. “Esse diferencial auxilia na evolução financeira dos clientes, pois são eliminadas dívidas posteriores e os juros incidentes em financiamentos, havendo, ainda, a possibilidade de ser contemplado com o sorteio de prêmios no período de vigência do plano”, observa Neival Rodrigues Freitas, diretor de capitalização da Fenacap.Na classificação nacional, São Paulo fecha o mês de fevereiro na primeira colocação com R$ 444,2 milhões de faturamento e 38,2% de participação no segmento. O Rio de Janeiro está na segunda posição com R$ 119 milhões de receita e 10,2% de presença, e Minas Gerais ocupa o terceiro lugar com R$ 106 milhões e detém uma fatia de 9,1% do mercado. (Fenaseg)