Grupo irlandês compra Serasa

O grupo irlandês Experian comprou a Serasa, principal empresa brasileira de análise de crédito. O Experian é um dos três mais importantes no mundo em análise de crédito, ao lado da Equifax e da TransUnion. Donos da Serasa, os bancos Itaú, Bradesco e Unibanco pretendiam abrir o capital na Bolsa em março, mas desistiram da operação quando foram sondados pelo grupo. Ainda não está claro se os bancos brasileiros ficarão com uma parte da Serasa, empresa vista como estratégica para o desenvolvimento do mercado de crédito nos próximos anos. O valor do negócio é estimado em mais de US$ 500 milhões. Com os juros em trajetória de queda, o mercado de crédito brasileiro cresce a um ritmo de 20% ao ano e é um dos mais promissores do mundo. A Serasa tem mais de 300 mil clientes diretos e indiretos e responde hoje a cerca de 3,5 milhões de consultas por dia. Os principais acionistas são os bancos Itaú, Bradesco e Unibanco, que têm 32,54%, 26,5% e 19,17%, respectivamente, de participação na empresa. O Santander tem outros 7%, e o ABN Real, 5,32%. A Experian é uma empresa de análise de crédito e suporte para marketing, presente em 36 países e com clientes em outros 60, empregando de 12.500 pessoas. Com ações listadas na Bolsa de Londres, a Experian tem faturamento da ordem de US$ 3,1 bilhões. A maior operação do grupo hoje está nos Estados Unidos, onde a Experian tem importante papel na análise dos financiamentos imobiliários de alto risco, conhecido como subprime, que na semana passada quase quebrou dois fundos do Bear Stearns. No Brasil, a Experian comprou em meados de abril a Inform@rketing, empresa de marketing que atua no gerenciamento de campanhas e no tratamento de mailing lists. Entre os clientes da Experian, estão instituições financeiras, empresas de comunicações, planos de saúde, seguradoras, comércio varejista, empresas de vendas por correspondência e pela internet, entre outros. (Fenaseg)