Previdência Privada: captação somou R$ 10,3 bilhões de janeiro a maio

Os dados da Fenaprevi – Federação Nacional da Previdência Privada e Vida mostram que o mercado de previdência privada captou R$ 10,323 bilhões nos cinco primeiros meses deste ano, crescendo 26,08% na comparação com o mesmo período de 2006, quando a arrecadação foi de R$ 8,187 bilhões.  No período, a captação de VGBL cresceu 36,92%, passando de R$ 5,165 bilhões no período entre janeiro e maio de 2006 para R$ 7,072 bilhões no mesmo período de 2007. Já o  PGBL captou R$ 1,771 bilhão, o que representa uma variação negativa de 3,36% em relação ao registrado no período entre janeiro e maio de 2006, quando atingiu a marca de R$ 1,833 bilhão. A captação dos planos tradicionais cresceu 25,15% no período, alcançado o patamar de R$ 1,472 bilhão até maio de 2007, contra R$ 1,176 bilhão captados no mesmo período de 2006. Os outros produtos de previdência (FAPI, PGRP e VGRP) captaram R$ 6,110 milhões (queda de 48,66% na comparação com o acumulado até maio de 2006, quando foi captado R$ 11,901 milhões). Em relação à participação no volume de contribuições por tipo de plano, o VGBL lidera o ranking, com 68,51% do total, seguido pelo PGBL, com 17,16% do total, seguindo por planos tradicionais, com 14,27% do total de novas contribuições. Os outros planos tiveram participação de 0,06%.  Planos para menores são destaqueOs dados da Fenaprevi mostram que, no período entre janeiro e maio de 2007, os planos para menores cresceram 86,38%, consolidando captação de R$ 575,9 milhões, contra R$ 309 milhões auferidos no mesmo período de 2006. Os planos corporativos captaram R$ 1,799 bilhão no período contra R$ 1,364 bilhão entre janeiro e maio de 2006, com alta de 31,87%. Os planos individuais também tiveram um bom desempenho no período, com alta de 22,01% na captação. Entre janeiro e maio de 2007, o volume de novos depósitos nessa categoria somou R$ 7,947 bilhões, contra R$ 6,513 bilhões registrados no mesmo período de 2006. Os planos individuais confirmaram a maior fatia de participação na captação dos recursos de previdência, com 76,99% do total. Os planos empresariais contribuíram com 17,43% do total de captação, enquanto aqueles destinados a menores de idade perfizeram 5,58% do total captado entre janeiro e maio de 2007.  Reservas e InvestimentosAs reservas técnicas da previdência privada – recursos acumulados pelos participantes do sistema de previdência complementar – totalizou R$ 105,159 bilhões até maio de 2007, um crescimento de 26,24% na comparação com o mesmo período do ano anterior, quando o volume atingiu R$ 83,298 bilhões. O dado é acumulado desde o início da série. Segundo o balanço da Fenaprevi, em maio, o VGBL passou a compor 44,89% do total de recursos depositados em previdência complementar aberta no país. O PGBL representou 28,48% do total e os planos tradicionais, 26,15% do total acumulado desde o inicio da série. Outros produtos respondem por 0,48% do total de receitas. A carteira de investimentos - que inclui as reservas técnicas, as reservas livres, o capital de seguradoras e outros valores - do mercado de previdência complementar cresceu 25,73% em maio, em relação ao mesmo mês do ano anterior. Com isso, a carteira do setor acumulou R$ 110,487 bilhões enquanto, em maio de 2006, o valor verificado foi de R$ 87,88 bilhões. Os dados são acumulados desde o início da série. A carteira de investimentos em previdência ficou dividida na seguinte forma: planos tradicionais, com 29,8% do total; VGBL, 42,54% do total e PGBL, 27,22%. Os outros produtos somaram 0,45% do total da carteira de previdência. (Fenaseg)