Reservas em capitalização chegam a R$ 11,4 bilhões

Nos cinco primeiros meses do ano, de acordo com a Federação Nacional das Empresas de Capitalização (Fenacap), o Fenacap o mercado de capitalização contabilizou R$ 11,4 bilhões em suas reservas, índice 6,8% superior ao obtido em igual período de 2006. Quanto ao faturamento, o acumulado no período soma R$ 3 bilhões, apresentando um crescimento de 8% sobre o ano passado. Apenas no mês de maio foram vendidos R$ 614,2 milhões em títulos, compondo, assim, o terceiro mês consecutivo em que a receita mensal do segmento fica na casa dos R$ 600 milhões. O Estado do Rio de Janeiro continuou na vice-liderança do ranking nacional com faturamento de R$ 327,9 milhões no período e participação de 10,9% no segmento. A primeira colocação ficou com São Paulo, com R$ 1,4 bilhão de receita e de 38% presença. Minas Gerais vem em terceiro com R$ 277,1 milhões e 9,2% da fatia do mercado. Para Neival Rodrigues Freitas, diretor de capitalização da Fenacap, a inserção do título de capitalização no orçamento familiar tem como ponto positivo a criação do hábito regular de poupar recursos financeiros. O desempenho positivo do setor representa a confiança, cada vez maior, do consumidor nos produtos de capitalização. "Além disso, os esforços das empresas do segmento em desenvolver títulos para todos os públicos, o aperfeiçoamento da linguagem dos contratos, bem como a transparência nos processos de venda estão contribuindo para a expansão do mercado", diz José Ismar Alves Tôrres, presidente da Fenacap. (Monitor Mercantil)